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Em breve, você pode ser multado por… ônibus. Entenda!

by Fesouza
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As grandes cidades de todo o mundo convivem há anos com um problema recorrente no trânsito: motoristas que insistem em ocupar as faixas exclusivas de ônibus, atrapalhando a fluidez do transporte público. Para enfrentar esse desafio, a Filadélfia, cidade da Pensilvânia, adotou recentemente um sistema pioneiro de câmeras com inteligência artificial instaladas diretamente nos ônibus, capazes de flagrar os infratores e automatizar a aplicação de multas.

A ideia é simples, mas poderosa: reduzir atrasos, melhorar a confiabilidade do transporte coletivo e, de quebra, incentivar mais pessoas a deixarem o carro em casa. Pesquisas indicam que bloqueios em corredores exclusivos aumentam em até 30% os atrasos no horário de pico.

Agora, com visão computacional e aprendizado constante do sistema, os veículos fiscalizam em tempo real, sem depender do custo e das limitações da supervisão humana.

Em Los Angeles, IA em ônibus já está multando carros que entram nos corredores
Em Los Angeles, IA em ônibus já está multando carros que entram nos corredores. Imagem: Walter Cicchetti/shutterstock.com

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Como funciona a IA em ônibus

Diferente das câmeras fixas já conhecidas, o sistema nos ônibus se adapta às condições do ambiente, como iluminação, chuva ou situações inesperadas nas ruas. Além de liberar as faixas, a tecnologia coleta dados que ajudam a otimizar rotas, ajustar o tempo dos semáforos e melhorar a eficiência do transporte público como um todo.

Na Filadélfia, a iniciativa começou em abril de 2025, em parceria entre a autoridade de transporte local (SEPTA) e o órgão de estacionamento da cidade (PPA). Mais de 150 ônibus e bondes foram equipados com as câmeras, que passaram a emitir multas de US$ 100 após um período educativo de 30 dias. Os primeiros resultados foram claros: menos obstruções e maior pontualidade das viagens.

Do outro lado do país, a LA Metro, em Los Angeles (California) implantou tecnologia semelhante em parceria com o LADOT. Nos primeiros meses, 10 mil multas foram emitidas. A consequência foi uma melhora significativa: velocidade média dos ônibus subiu até 36% e acidentes caíram 34%.

Trânsito de Los Angeles é um dos mais carregados dos EUA.
Trânsito de Los Angeles é um dos mais carregados dos EUA. Imagem: Walter Cicchetti/shutterstock.com

Impacto nas cidades e próximos passos

Chicago, Nova York e outras metrópoles americanas também estão testando a fiscalização automatizada. Relatórios iniciais apontam redução de 10% a 30% nos tempos de viagem, com ganhos de até 25% nos horários de maior movimento. Em Nova York, por exemplo, os dados coletados ajudaram a sincronizar melhor os sinais de trânsito, diminuindo em 5% os atrasos em corredores estratégicos.

A escalabilidade é outro ponto forte: Washington e São Francisco planejam adotar a tecnologia ainda em 2025, com planos de compartilhar dados entre cidades vizinhas, criando sistemas de transporte integrados regionalmente.

Desafios e preocupações

Nem tudo, porém, é simples. Questões sobre privacidade e retenção de dados preocupam parte da população. Para reduzir a resistência, as cidades têm limitado o armazenamento das informações a 30 dias e promovido campanhas de esclarecimento.

Câmeras de IA em ônibus de Los Angeles
Câmeras de IA em ônibus de Los Angeles. Imagem: Walter Cicchetti/shutterstock.com

Ainda assim, autoridades reforçam que a melhor forma de não ter problemas é direta: não entrar nas faixas exclusivas. No longo prazo, especialistas acreditam que a fiscalização automatizada será tão comum quanto os radares de velocidade, consolidando-se como peça-chave para um transporte coletivo mais rápido, confiável e eficiente.

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