Uma imagem grosseiramente desenhada e encontrada no Monte Palatino, uma das partes mais antigas da cidade de Roma, é uma das representação mais antigas conhecidas de Jesus Cristo. A imagem data do final do século II ou início do século III d.C.
Jesus Cristo aparece sendo crucificado
Conhecido como Alexamenos Graffito, a figura retrata uma pessoa com uma cabeça de burro sendo crucificada. À esquerda, um homem aponta com o braço para o centro da imagem.
A ilustração é acompanhada por um texto escrito em grego antigo e que pode ser traduzido da seguinte forma: “Alexamenos adora [seu] deus”. Acredita-se que o objetivo do desenho fosse zombar de um cristão chamado Alexamenos por sua crença na nova religião até então desconhecida.
Segundo pesquisadores, esta é uma das primeiras representações pictóricas de Cristo crucificado. Ela foi criada em uma época antes de o cristianismo se tornar a religião oficial do Império Romano e mostra que a nova crença não era popular entre alguns habitantes da região.
A imagem foi encontrada na parede de um prédio anexo ao palácio imperial, onde os escravos recebiam seu treinamento durante a era romana. As informações são do IFLScience.
Leia mais
Brasileiro descobre manuscrito inédito sobre a vida de Jesus
Anel de ouro de 500 anos com imagem de Jesus é encontrado intacto em escavação
Manuscrito revela suposto milagre de Jesus na infância
Por que a cabeça de burro?
Historiadores afirmam que, durante aquele período, o povo judeu e os primeiros cristãos eram frequentemente ridicularizados e perseguidos por praticar a onolatria, o ato de adorar burros ou mulas.
As origens deste pensamento não são totalmente compreendidas, embora provavelmente tenham começado com uma equívoco.
Os romanos podem ter confundido os crentes da Bíblia hebraica com a adoração do antigo deus egípcio Set, que é representado como um homem com cabeça de burro e frequentemente associado ao animal.
Esta teoria explicaria a imagem retratando Jesus Cristo com a cabeça de burro.
Alguns anos depois, os romanos acabaram se convertendo oficialmente ao cristianismo.
Por volta de 312 d.C., o imperador Constantino adotou a religação e, em 380 d.C., o imperador Teodósio I declarou o cristianismo como a religião oficial dos romanos.
O post Em uma de suas representações mais antigas, Jesus aparece com cabeça de burro – veja apareceu primeiro em Olhar Digital.