Em setembro de 1987, a cidade de Goiânia teve sua história marcada por uma tragédia que é lembrada quase 40 anos depois. E ela vai ser contada em detalhes por Emergência Radioativa, nova produção original da Netflix que recebeu esta semana seu primeiro trailer oficial.
A minissérie, que traz uma versão romantizada de fatos reais, vai acompanhar físicos, médicos e vítimas de um aparelho de radioterapia que foi abandonado de forma indevida. Isso provou a contaminação direta e indireta de centenas de pessoas, bem como do local onde um também contendo o elemento Césio 137 foi descartado indevidamente.
Emergência Radioativa vai retomar a incerteza trazida pela tragédia
Segundo a Netflix, um de seus objetivos como Emergência Radioativa é mostrar o quanto a tragédia na cidade de Goiânia foi marcada pela incerteza. Embora muitos dos contaminados tenham exibido sintomas como náuseas, vômitos, tonturas e diarreias, demorou dias até que a verdadeira causa tenha sido descoberta.
- Inicialmente, profissionais da saúde pensaram que o caso se tratava de uma doença contagiosa desconhecida;
- Foi a esposa do dono do ferro-velho para a qual o aparelho de radiografia foi vendido, Maria Gabriela, a primeira a desconfiar de seu envolvimento;
- Às autoridades, ela relatou que seu marido desmontou o ‘aparelho estranho’, do qual começou a se desprender um pó com brilho azul no escuro;
- Isso levou o físico Walter Mendes Ferreira a descobrir a natureza do acidente, ajudando a estabelecer as medidas de remediação e o diagnóstico das vítimas;
- Apesar da resposta das autoridades ter sido eficiente, ela não foi rápida o bastante para conseguir evitar diversas mortes.
Segundo a Netflix, Emergência Radioativa vai acompanhar tanto os detalhes da tragédia do Césio quanto as histórias dos heróis anônimos que ajudaram a encerrá-la. A série é produzida pela Gullane, com direção geral de Fernando Coimbra, que compartilha a direção com Iberê Carvalho. A produção é de Caio Gullane, Fabiano Gullane, sobre uma criação de Gustavo Lipsztein.
Quando Emergência Radioativa chega à Netflix?
Além de divulgar o primeiro trailer de Emergância Radioativa, a Netflix também confirmou sua data de estreia. A minissérie, com produção-executiva de Caio Gullane, Fabiano Gullane, Pablo Torrecillas e Ana Saito, tem lançamento marcado para o dia 18 de março deste ano.
O elenco é formado por Johnny Massaro (Márcio), Paulo Gorgulho (Orenstein), Tuca Andrada (Governador), Bukassa Kabengele (Evenildo), Ana Costa (Antônia), Alan Rocha (João), Marina Merlino (Catarina), William Costa (Darlei), Antonio Saboia (Eduardo), Luiz Bertazzo (Loureiro), Clarissa Kiste (Paula) e Douglas Simon (Souza). Leandra Leal (Esther) e Emílio de Mello (César) são os atores convidados.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!