Embora não tenha controle criativo sobre as adaptações de seu universo feitas pela HBO, George R.R. Martin tem colaborado muito com elas desde que Game of Thrones se tornou um sucesso. No entanto, uma decisão do showrunner de A Casa do Dragão pode complicar o desenvolvimento de sua terceira temporada.
Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Martin revelou que seu relacionamento com Ryan Condal está totalmente quebrado. Isso aconteceu como resultado de uma grande mudança de rumo da Temporada 2, que foi criticada publicamente pelo autor após a transmissão de um episódio que retrata um episódio muito importante.
Entenda a polêmica entre Martin e o showrunner de A Casa do Dragão
Segundo o criador de Game of Thrones e A Casa do Dragão, seu relacionamento com Condal era bom durante a produção da primeira temporada. Ele recebia os roteiros e fazia algumas anotações, que resultavam em ajustes e algumas mudanças na série. A mesma dinâmica continuou no arco seguinte, mas Martin passou a sentir que suas colaborações não estavam mais sendo valorizadas.
- O relacionamento quebrou de vez em setembro de 2024, quando Martin publicou em seu blog uma crítica dura às decisões de Condal;
- Na mensagem (já apagada), o escritor criticou duramente a decisão da série de não apresentar Maegor, personagem que vai ter muita importância no futuro;
- O autor também desaprovou a representação dos assassinos Blood e Cheese, que têm um papel central na trama;
- Segundo o The Hollywood Reporter, durante as reuniões para a produção da Temporada 3, o escritor chegou a afirmar que a série da HBO “não é mais sua história”;
- Em resposta, Condal sempre defendeu que as mudanças que fez têm como objetivo permitir que a história funcione melhor em formato televisivo.
Segundo a reportagem, as relações entre o showrunner e o autor seguem estremecidas e devem resultaram em uma temporada produzida de forma tensa. A situação pode fazer com que A Casa do Dragão se afaste ainda mais dos livros originais, visto que o autor não parece estar disposto a colaborar com anotações sobre os roteiros produzidos pelas equipes da HBO.
Drama de A Casa do Dragão pode prejudicar outros projetos
Conforme observa o Collider, os problemas que afetam a Temporada 3 de A Casa do Dragão podem se estender para outras produções da HBO. Um autor bastante querido entre o público, Martin tem meios de fazer com que seus fãs passem a desgostar da série, derrubando sua audiência.

Além disso, a situação mostra que o escritor pode se virar contra as adaptações de suas obras caso se sinta contrariado. Isso faz com que a produção de O Cavaleiro dos Sete Reinos e de outros projetos futuros se torne mais delicada — afinal, sempre há o risco de que algumas mudanças narrativas gerem novos embates públicos.
Para o público, a ‘vantagem’ que A Casa do Dragão tem em relação a Game of Thrones é o fato de ser baseada em uma história já finalizada por Martin. Assim, por mais que os fãs possam não gostar de mudanças feitas no roteiro, ao menos há uma certeza dos caminhos gerais a trama vai seguir até sua conclusão.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
