Home Variedade Entre o tapete vermelho e a corrida da IA, Apple vive dois momentos opostos

Entre o tapete vermelho e a corrida da IA, Apple vive dois momentos opostos

by Fesouza
4 minutes read

No mês passado, a Apple viveu dois momentos emblemáticos — e radicalmente distintos.

Por um lado, brilhou nas telonas com a estreia de seu primeiro grande sucesso cinematográfico, F1, que arrecadou mais de US$ 155 milhões no fim de semana de estreia e evidenciou a força de sua crescente divisão de serviços.

Por outro, decepcionou analistas ao apresentar avanços tímidos em inteligência artificial durante a conferência de desenvolvedores WWDC, ampliando dúvidas sobre sua competitividade no setor, como explica a CNBC.

f1 brad pitt
Filme sobre a Fórmula 1, o primeiro projeto da Apple nos cinemas, é sucesso nas bilheterias – Credito: Warner Bros. Pictures, Apple Original Films

Leia mais

F1 simboliza a persistência da Apple em projetos de longo prazo. Desde o lançamento modesto do Apple TV+ em 2019, a empresa construiu presença em Hollywood, atraindo talentos e apostando alto em marketing — como notificações no app Wallet e aparições de Tim Cook com Brad Pitt.

O resultado: um filme original que lidera as bilheterias e posiciona os conteúdos da Apple como protagonistas de sua lucrativa divisão de serviços.

Sucesso nos cinemas, incertezas no mercado de IA

  • No campo da IA, a expectativa foi substituída por frustração.
  • A tão aguardada reformulação da Siri — promessa feita em 2024 — foi adiada para 2026. Na WWDC, a Apple se limitou a apresentar funções incrementais de machine learning, ignorando as pressões por um assistente de voz mais fluente, em tempos de ChatGPT, Gemini e Claude.
  • A ausência de um plano claro provocou reações negativas em Wall Street.
apple intelligence
Avanços modestos da Apple em IA geram preocupações em investidores – Imagem: Koshiro K/Shutterstock

IA de concorrente poderia ser “salvação”

Rumores de que a Apple poderia substituir sua própria tecnologia por modelos da OpenAI ou Anthropic acentuam o contraste.

A medida seria uma ruptura com o histórico da empresa de desenvolver internamente seus pilares tecnológicos. Para analistas, como Laura Martin da Needham, a Apple “está ficando para trás” na corrida da IA.

Enquanto rivais como Meta, Google, Microsoft e Amazon disputam os maiores talentos da IA com bônus de até US$ 100 milhões, a Apple tem mantido perfil discreto.

O sucesso de F1 prova que a empresa sabe jogar no longo prazo — mas, no universo acelerado da inteligência artificial, talvez o relógio esteja correndo contra ela.

Entre o tapete vermelho e a corrida da IA, Apple vive dois momentos opostos
Novidades de IA na Siri, prometidas para 2024, vão ficar para 2026 (Imagem: sdx15/Shutterstock)

O post Entre o tapete vermelho e a corrida da IA, Apple vive dois momentos opostos apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment