Epic Games e Unity unem forças e anunciam parceria de peso para Fortnite

O Checkpoint desta quarta (19) pré-feriado chega com notícias de uma parceria improvável que ninguém esperava: Epic Games e Unity, plataformas concorrentes responsáveis pelas engines de desenvolvimento mais utilizadas da atualidade, anunciaram uma “colaboração realmente única” que permitirá jogos da Unity no Fortnite.

Segundo o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, a partir do ano que vem os desenvolvedores que usam a Unity como base poderão publicar seus jogos diretamente no battle royale da concorrente, graças a uma tecnologia de rede “realmente incrível”.

Além da novidade, a Epic Games também foi generosa e liberou 80 mil de XP no Fortnite para você upar o seu Passe de Temporada dos Simpsons. Se quiser aproveitar, corre, pois é por tempo limitado.

Os detalhes do bônus e as principais notícias de games do dia você confere a seguir no Checkpoint desta quarta-feira (19)!

Epic Games e Unity anunciam parceria inédita para o Fortnite

A Epic Games e a Unity anunciaram uma colaboração inédita que permitirá a publicação de jogos desenvolvidos na Unity diretamente dentro do ecossistema de Fortnite. O acordo, revelado durante o evento Unite, abre caminho para que criadores utilizem a engine concorrente na plataforma da Epic a partir do próximo ano. 

Segundo Tim Sweeney, CEO da Epic, a iniciativa será possível graças a “uma tecnologia de rede realmente incrível” criada pela Unity. Além da integração com Fortnite, a Unity também levará suporte ao Unreal Engine para sua plataforma de comércio multiplataforma, oferecendo novas opções de gerenciamento de catálogos e pagamentos para estúdios que utilizam a engine da Epic. 

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Epic Games para criar mais oportunidades para desenvolvedores de jogos em todo o mundo”, afirmou Matt Bromberg, CEO da Unity. Sweeney reforçou a visão conjunta de “construir sistemas abertos e interoperáveis”, destacando que mais detalhes sobre o cronograma serão divulgados no próximo ano.

Fortnite está distribuindo 80 mil de XP, mas por tempo limitado

A Epic Games liberou 80 mil pontos de experiência no Fortnite para ajudar os jogadores a avançarem no Passe de Temporada — mas o benefício ficará disponível apenas por um curto período. 

Segundo o perfil Fortnite Status no X, o resgate ocorre por meio da lista de reprodução “Teste de Evento Épico”, que será exibida nos dias 19 e 20 de novembro, às 13h40 (horário de Brasília).

A distribuição faz parte de um teste de estresse nos servidores antes do evento que encerrará o capítulo atual. A Epic reforça que o modo não exibirá spoilers do evento ao vivo, servindo apenas para verificar configurações do servidor antes da transição para o Capítulo 7. “Estamos nos preparando para um evento ao vivo incrível”, afirmou a empresa ao anunciar a iniciativa.

IA é uma solução criativa para devs que não são criativos, segundo estúdio de Dispatch

A AdHoc Studio, responsável pelo sucesso Dispatch, se posicionou contra o uso de inteligência artificial generativa no desenvolvimento de jogos, afirmando que essas ferramentas não substituem processos criativos feitos por pessoas. 

Em entrevista ao GamesIndustry.biz, o diretor criativo e cofundador Nick Herman afirmou que “nenhuma IA vai fazer o que ele fez”, citando o trabalho do elenco como exemplo de algo impossível de replicar por softwares.

Segundo Herman, a IA funciona como um recurso de produção, e não como um elemento criativo, reforçando que “talvez seja criativa se você não for criativo”. O produtor executivo Michael Choung também destacou que o estúdio acredita em um desenvolvimento conectado e conduzido por pessoas, afirmando que o uso de IA ainda está longe de atingir um nível “bom o suficiente” para o que a AdHoc busca entregar.

Resident Evil Requiem não terá os mesmos problemas de Monster Hunter Wilds no PC, segundo Capcom

A Capcom declarou que Resident Evil Requiem não deve enfrentar os mesmos problemas de desempenho observados no lançamento de Monster Hunter Wilds no PC. 

Durante a sessão de perguntas e respostas de seus resultados financeiros, a empresa disse não prever riscos semelhantes, afirmando que ambos os jogos, embora usem a RE Engine, possuem diferenças técnicas e estruturais que afastam essa possibilidade. 

Segundo a Capcom, Requiem possui outra abordagem de jogabilidade, arquitetura de sistema e recursos de rede, o que contribui para melhor estabilidade em diferentes configurações de PC. A empresa disse estar desenvolvendo o game para garantir “uma experiência fluida em uma ampla gama de configurações”. 

Stardew Valley e Among Us anunciam parceria gratuita para os jogadores

Among Us e Stardew Valley anunciaram uma colaboração gratuita que já está disponível para todos os jogadores, introduzindo uma série de itens temáticos no jogo da Innersloth. A parceria ficará ativa até 18 de fevereiro de 2026 e permite resgatar o Cosmicube de Stardew Valley sem custo adicional, segundo comunicado publicado no blog oficial do estúdio.

O novo Cosmicube adiciona cosméticos inspirados no universo de Stardew Valley, incluindo pets como Junimo e Krobus, roupas de personagens como Abigail, Lewis, Linus e Sebastian, além de chapéus, placas de identificação e visores temáticos. 

A Innersloth descreve a colaboração como uma oportunidade para os jogadores “explorarem novos visuais dentro do espírito acolhedor de Stardew Valley”, reforçando que todos os itens poderão ser obtidos durante o período do evento.

E aí, o que você achou das principais notícias de games do dia no Checkpoint? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!

Related posts

TikTok lança recursos para reduzir ‘vício’ no app e limitar conteúdo gerado por IA

Crítica: Wicked Parte 2 encerra de forma emocionante o ciclo de Elphaba e Glinda

Com a Nvidia, Musk aposta na Arábia Saudita para turbinar a xAI; entenda