Com o início da primavera no hemisfério sul, experimentamos um fenômeno astronômico marcante: o equinócio. Neste dia, o Sol cruza a linha do Equador e a duração do dia e da noite se equilibram quase por completo. O evento, que ocorre em 22 de setembro, também marca o começo do outono no hemisfério norte e simboliza a transição natural entre as estações.
O que é equinócio?
Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol está diretamente sobre a Linha do Equador. Por isso, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e, assim, o dia e a noite têm praticamente a mesma duração em todos os lugares da Terra. É dessa particularidade que vem a palavra equinócio, que no latim significa “noite igual”.
Apesar de ocorrer todos os anos, podemos dizer que é um evento raro. Isso porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor do Sol, quanto a um movimento no seu eixo de rotação. Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios será diferente em quase todos os dias do ano, exceto por essas duas datas.

Apesar da fama de “noite igual”, na prática, o dia costuma durar alguns minutos a mais que a noite. Conforme o site EarthSky, isso acontece por dois motivos:
- O Sol é visto como um disco, e não como um ponto, o que prolonga nascer e pôr do Sol em alguns minutos;
- Além disso, a atmosfera terrestre refrata a luz solar, fazendo com que vejamos o Sol quando ele ainda está geometricamente abaixo do horizonte.
Esses fatores somados adicionam, em latitudes médias, até oito minutos extras de claridade no dia do equinócio.

Por isso, muitos astrônomos usam outro termo: equilux. Ele designa o dia em que, de fato, o período de luz e o de escuridão têm a mesma duração em um determinado local. Diferente do equinócio – que é um evento global e ocorre ao mesmo tempo em todo o planeta –, o equilux varia conforme a latitude e pode acontecer alguns dias antes ou depois.
Curiosamente, durante os equinócios, o Sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste.
Leia também:
- Qual é a diferença entre tempo e clima?
- Qual é a ordem dos planetas?
- Qual é o maior planeta do Sistema Solar?
Quando ocorre o fenômeno?
Esse evento acontece duas vezes por ano: uma, no início do outono e outra, no início da primavera. Assim como no solstício – que marca o início do verão e do inverno –, as estações são invertidas. Ou seja, quando se comemora o início do outono no hemisfério norte, no hemisfério sul é o começo da primavera, e vice-versa.
As datas específicas podem variar ligeiramente de um ano para o outro, devido a diferenças na órbita da Terra em torno do Sol – que demora 365 e algumas horas. Por isso, a cada quatro anos o fenômeno se atrasa um pouco. Assim, o equinócio do outono no Brasil ocorreu 19 de março e o de primavera é 22 de setembro – nos países do hemisfério norte é o oposto.
O post Equinócio de primavera: dia e noite têm a mesma duração nesta segunda (22) apareceu primeiro em Olhar Digital.