Home Variedade Equinócio de primavera: dia e noite têm a mesma duração nesta segunda (22)

Equinócio de primavera: dia e noite têm a mesma duração nesta segunda (22)

by Fesouza
5 minutes read

Com o início da primavera no hemisfério sul, experimentamos um fenômeno astronômico marcante: o equinócio. Neste dia, o Sol cruza a linha do Equador e a duração do dia e da noite se equilibram quase por completo. O evento, que ocorre em 22 de setembro, também marca o começo do outono no hemisfério norte e simboliza a transição natural entre as estações.

O que é equinócio?

Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol está diretamente sobre a Linha do Equador. Por isso, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e, assim, o dia e a noite têm praticamente a mesma duração em todos os lugares da Terra. É dessa particularidade que vem a palavra equinócio, que no latim significa “noite igual”.

Apesar de ocorrer todos os anos, podemos dizer que é um evento raro. Isso porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor do Sol, quanto a um movimento no seu eixo de rotação. Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios será diferente em quase todos os dias do ano, exceto por essas duas datas.

Equinócio de primavera: dia e noite têm a mesma duração nesta segunda (22)
No dia do equinócio de primavera (e no de outuno também), o dia e a noite têm quase exatamente 12 horas de duração. Crédito: KajaNi – Shutterstock

Apesar da fama de “noite igual”, na prática, o dia costuma durar alguns minutos a mais que a noite. Conforme o site EarthSky, isso acontece por dois motivos:

  • O Sol é visto como um disco, e não como um ponto, o que prolonga nascer e pôr do Sol em alguns minutos;
  • Além disso, a atmosfera terrestre refrata a luz solar, fazendo com que vejamos o Sol quando ele ainda está geometricamente abaixo do horizonte.

Esses fatores somados adicionam, em latitudes médias, até oito minutos extras de claridade no dia do equinócio.

Equinócio de primavera: dia e noite têm a mesma duração nesta segunda (22)
A refração atmosférica eleva o Sol cerca de 0,5° no horizonte durante o nascer e o pôr do Sol. Isso antecipa o nascer e atrasa o pôr, resultando em alguns minutos extras de luz – não apenas no equinócio, mas todos os dias. Imagem: Wikipedia (CC BY-SA 3.0).

Por isso, muitos astrônomos usam outro termo: equilux. Ele designa o dia em que, de fato, o período de luz e o de escuridão têm a mesma duração em um determinado local. Diferente do equinócio – que é um evento global e ocorre ao mesmo tempo em todo o planeta –, o equilux varia conforme a latitude e pode acontecer alguns dias antes ou depois.

Curiosamente, durante os equinócios, o Sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste.

Leia também:

Quando ocorre o fenômeno?

Esse evento acontece duas vezes por ano: uma, no início do outono e outra, no início da primavera. Assim como no solstício – que marca o início do verão e do inverno –, as estações são invertidas. Ou seja, quando se comemora o início do outono no hemisfério norte, no hemisfério sul é o começo da primavera, e vice-versa.

As datas específicas podem variar ligeiramente de um ano para o outro, devido a diferenças na órbita da Terra em torno do Sol – que demora 365 e algumas horas. Por isso, a cada quatro anos o fenômeno se atrasa um pouco. Assim, o equinócio do outono no Brasil ocorreu 19 de março e o de primavera é 22 de setembro – nos países do hemisfério norte é o oposto.

O post Equinócio de primavera: dia e noite têm a mesma duração nesta segunda (22) apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment