Hoje chove ou faz sol? Será um dia de calor ou de frio? Diariamente consultamos a previsão do tempo para nos prepararmos para o que vem por aí. E nem nos perguntamos como essas previsões meteorológicas são feitas.
Tradicionalmente, elas são exclusivas de agências governamentais e grandes corporações, que usam supercomputadores para prever o clima. No entanto, a inteligência artificial pode mudar totalmente este cenário.
IA é milhares de vezes mais rápida do que os métodos tradicionais
A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, criou uma IA que promete democratizar o acesso a previsões confiáveis. Ao contrário dos complexos modelos físicos que simulam a atmosfera em detalhes minuciosos, o sistema usa modelos de aprendizado de máquina.
A ferramenta é capaz de entender os padrões do clima através da análise de dados meteorológicos históricos globais que estão disponíveis publicamente. Dessa forma, permite a geração de previsões localizadas com rapidez e baixíssimo custo energético.
A inteligência artificial recebeu o nome de Aardvark. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, ela é milhares de vezes mais rápida em comparação com os métodos de previsão do tempo tradicionais.
O Aardvark reinventa os métodos atuais de previsão do tempo, oferecendo o potencial de tornar as previsões meteorológicas mais rápidas, baratas, flexíveis e precisas do que nunca, ajudando a transformar a previsão do tempo em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Richard Turner, professor da Universidade de Cambridge
Leia mais
- IA já faz previsão do tempo, mas funciona mesmo?
- Como a IA pode revolucionar a previsão do tempo
- Microsoft: IA prevê clima com precisão e velocidade inéditas
Sistema gasta menos energia e é preciso
- Ainda segundo a equipe, uma das principais vantagens do novo sistema é o potencial de transformar a previsão do tempo em países em desenvolvimento.
- Nesses locais, muitas vezes os governos não possuem recursos para desenvolver sistemas complexos.
- Dessa forma, o uso da IA pode ajudar a minimizar impactos de eventos extremos, por exemplo.
- Outra vantagem é o custo.
- Enquanto rodar um modelo tradicional como o do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) pode custar milhares de dólares, o Aardvark opera em um hardware comum, consumindo muito menos energia.
- Tudo isso sem perder precisão.
- Testes demonstram que a IA alcança resultados comparáveis aos melhores modelos globais em prazos de curto prazo, até 10 dias.
O post Esta IA promete democratizar a previsão do tempo; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.