Estação Espacial fez manobra para evitar colisão com satélite

A Estação Espacial Internacional (ISS) teve que realizar, no dia 6 de março, uma manobra para evitar a colisão com um satélite de imagens.

A manobra aconteceu por volta das 9h42 do horário de Brasília;Para sair da rota de colisão com o satélite, a ISS usou os propulsores da nave de reabastecimento Progress 83, atualmente acoplada à estação;A queima de combustíveis durou cerca de 6 minutos e elevou um pouco a órbita da ISS.

Segundo Sandra Jones, do Johnson Space Center, da NASA, o satélite em rota de colisão parece ter sido um modelo argentino lançado em 2020. O astrônomo e astrofísico Dr. Jonathan McDowell, já é mais objetivo em seus candidatos e limita para o Nusat-17

O Nusat-17 é um dos dez satélites lançados em 2020 que fazem observação comercial para a empresa Satellogic, de dados geoespaciais. Segundo McDowell a constelação de satélites Nusat tem latentemente invadido a órbita da ISS, e não é a única a fazer isso.

Leia mais:

Como é viver na Estação Espacial Internacional?Como é a Estação Espacial Internacional por dentro?Entenda por que o Brasil foi expulso da Estação Espacial Internacional

Manobras da Estação Espacial

Essa não foi a primeira vez que a Estação Espacial Internacional precisou realizar uma manobra para evitar colidir com outros objetos que estão em órbita. Desde 1999, próxima de quando sua instalação foi concluída, até dezembro de 2022 a ISS já precisou fazer 32 correções de trajeto.

Em 2022 duas correções foram necessárias para tirar a ISS da rota de colisão com detritos do satélite Cosmos 1408 da Rússia. A medida foi necessária depois que um teste de arma anti satélites russo destruiu a espaçonave.

Gráfico da quantidade de manobras por ano que a Estação Espacial Internacional (ISS) realizou de 1999 a 2022 (Credito: NASA Orbital Debris Program Office (ODPO))

Na correção deste ano, os alertas emitidos pela NASA sobre a possível colisão aconteceram cerca de 30 horas antes da maior aproximação. A manobra de prevenção pré-determinada (PDAM) foi calculada pelos tripulantes a bordo da Estação Espacial e das equipes em Terra da NASA e da Roscosmos.

Cerca de 20 minutos antes da PDAM um novo alerta verde foi emitido, com informações de que não haveria colisão. No entanto, os propulsores já estavam ativados e o reposicionamento aconteceu mesmo assim.

A manobra de reposicionamento aconteceu apenas alguns dias da chegada dos tripulantes da Crew-6 à estação. A equipe da Crew-5 deixará a ISS hoje, (9), e segundo a NASA a correção não atrapalhará em nada a saída dos astronautas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Estação Espacial fez manobra para evitar colisão com satélite apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Positivo lança notebook com minitela interativa para notificações

Galaxy S25 FE tem visual vazado dias antes do lançamento

Steam começa a exigir cartão de crédito para verificar idade em jogos adultos, mas com um porém