Parece que os astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) terão de aguardar um pouquinho para o próximo reabastecimento, já que a nave de carga NG-18 Cygnus, que levava suprimentos para os tripulantes, quebrou no meio do percurso ao se deparar com um obstáculo inesperado.
Construída pela Northrop Grumman, a nave de carga está carregada com quatro toneladas de alimentos, equipamentos de pesquisa e outros utensílios. Apesar de seu lançamento ter sido tranquilo, ao se separar de uma parte do foguete que a transportava, sua jornada para a ISS atingiu um obstáculo inesperado.
Leia mais:
Rússia anuncia saída da ISS como protesto às sanções do OcidenteAstronautas vão acender fogo na ISS pela primeira vezFotos impressionantes mostram capitais brasileiras vistas do espaço na ISS
De acordo com algumas atualizações sobre o incidente, uma das duas matrizes solares que ajudam a alimentar a espaçonave não conseguiu se desenrolar, e por isso, não pode ser implantada. A partir de agora, segundo nota emitida pela NASA, “a Northrop Grumman está coletando dados sobre a implantação da segunda matriz e está trabalhando em estreita colaboração com a NASA.”
Fabricante diz que espaçonave concluirá o trajeto dentro do prazo
Mesmo diante desse percalço, a Northrop Grumman acredita que a espaçonave Cygnus pode completar sua jornada com o que resta de energia, até mesmo dentro do cronograma estipulado previamente. De acordo com a NASA, “a Northrop Grumman informou à NASA que a Cygnus tem poder suficiente para se encontrar com a Estação Espacial Internacional na quarta-feira, (9), para completar sua missão primária, e a NASA está avaliando isso e a configuração necessária para captura e atracação”.
O NG-18 Cygnus da Northrop é uma das 18 naves designadas, na última década, a reabastecer a ISS. Junto da NG está a cápsula Dragon, da SpaceX, e a espaçonave Russia’s Progress. Assim que a espaçonave de carga atraca com a ISS através de um braço robótico e deixa sua carga, os astronautas descartam Cygnus junto de outros resíduos. Então o pobre cargueiro é enviado para a atmosfera da Terra, onde queima ao reentrar.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Estação Espacial pode ficar sem suprimentos após falha em nave de carga apareceu primeiro em Olhar Digital.