Home Variedade Este app faz total diferença para quem roda Windows nos consoles portáteis

Este app faz total diferença para quem roda Windows nos consoles portáteis

by Fesouza
5 minutes read

Encontrar um app que entregue bom funcionamento e uma boa experiência para rodar o Windows nos consoles portáteis nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, um aplicativo chamado Playnite pode ser a grande solução para os seus problemas relacionados à interface desses dispositivos. A seguir, confira os detalhes sobre ele.

O que é o Playnite?

O Playnite é um gerenciador de biblioteca de jogos de código aberto para PC, capaz de proporcionar uma melhor organização para acessar os jogos, algo diferente do que acontece quando você utiliza apenas o Windows sem essa ferramenta. 

Leia mais:

Onde e como baixar o app?

Download Playnite
Botão de download no final da página do site do aplicativo Playnite – Imagem: Captura de tela/Matheus Chaves – Olhar Digital

O Playnite pode ser baixado por meio do seu site oficial. No final da página há o botão para fazer o download gratuito do app. Ao baixá-lo, você deve abrir o instalador e escolher a instalação normal no dispositivo ou portátil.

A segunda opção permite colocar o app em um USB e levar sua biblioteca para onde quiser. Ao abrir o app, basta seguir o passo a passo para fazer a customização conforme suas preferências. 

Diferenciais Playnite

Como grande diferencial para os consoles portáteis, a ferramenta permite, inicialmente, que você conecte todas as suas contas, como Steam, GOG, Xbox, Games Pass e Epic, unificando a sua biblioteca de jogos, sem precisar ficar alternando inicializadores para acessar determinados títulos. 

O gerenciador também extrai a arte da capa e os metadados necessários de grande parte dos jogos em alta qualidade, o que proporciona uma excelente apresentação do game. Além disso, caso esteja adicionando emuladores ou arquivos “.exe” independentes, há a possibilidade de definir a arte e os detalhes de personalização. 

Jovem joga em console portátil no sofá de casa
Jovem jogando um console portátil no sofá de casa – Imagem: Layse Ventura via Freepik / Olhar Digital

Também vale destacar a interface, que possui duas formas de visualizações: um modo desktop normal e um modo tela cheia, que se parece com uma interface de console. 

Como adicionar jogos e emuladores?

Apesar de o Playnite organizar de forma automática os jogos de outros launchers, também é possível acrescentar games instalados por fora. Para fazer isso, basta clicar no ícone laranja de controle, localizado no canto superior esquerdo da tela do aplicativo, clicar em “Adicionar jogos” e, na sequência, selecionar “Escanear automaticamente”.

Então, será aberta uma tela com a opção “Procurar”. Nela, você conseguirá selecionar manualmente o arquivo .exe do jogo que você quiser ou “detectar instalação” para aparecer uma lista de todos os games instalados. 

Por outro lado, para adicionar jogos de emuladores, é necessário configurar um emulador. Na biblioteca do Playnite, pressione o CTRL + T para abrir a tela do emulador. Então, clique em “Adicionar” na parte inferior e faça as configurações nas opções que estão à direita. Coloque o nome do emulador, a pasta de origem e adicione o emulador à lista de especificações. Por último, na parte de perfis, clique em “Adicionar” e selecione “Default”. 

Console portátil com Windows
Console portátil com Windows – Imagem: oleschwander/Shutterstock

Agora você precisa adicionar os jogos emulados. Aperte CTRL + Q. Na tela que vai se abrir, toque em “Adicionar scanner”, selecione o emulador que foi adicionado na primeira caixa e o perfil Default. Depois, pegue a pasta com os arquivos de jogos por meio da opção “Escanear pasta”, clique em “Iniciar escaneamento” e aguarde, pois, na sequência, aparecerão os títulos.

O post Este app faz total diferença para quem roda Windows nos consoles portáteis apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment