Este cineasta foi o único a ganhar Oscar de Melhor Filme por dois anos seguidos

O Oscar é indiscutivelmente uma das maiores premiações do cinema mundial e vencer a estatueta dourada pode alavancar carreiras. David O. Selznick que o diga: o cineasta venceu o prêmio de Melhor Filme por dois filmes produzidos por ele em dois anos seguidos, sendo até hoje a única pessoa a alcançar tal feito.

Leia mais:

Clássicos do cinema: onde assistir aos 10 melhores filmes da década de 1990Filmes e séries interativos da Netflix: o que são e como assistirComo adicionar um assinante extra na Netflix?

Oscar de Melhor Filme

David O. Selznick venceu o Oscar de Melhor Filme, que coroa as melhores produções, por … E o Vento Levou em 1940 e Rebecca em 1941. Na época, a categoria se chamava Melhor Produção, sendo renomeada para o que conhecemos hoje posteriormente.Nenhum dos dois filmes vencedores é realmente dirigido por ele — o primeiro é de Victor Fleming e o segundo, de Alfred Hitchcock —, mas Selznick foi produtor de ambos.Com as vitórias para ambos, o site Collider destacou que o cineasta se consolidou como o único a vencer a maior categoria do Oscar em dois anos consecutivos.Além disso, outra regra que era diferente do que estamos acostumados é que, na época, os troféus não iam para as pessoas individuais, mas sim para os estúdios que as realizaram. Nesse caso, ambos os Oscars são de Selznick International Pictures, a produtora dele.

David O. Selznick com os protagonistas de “…E o Vento Levou” (Foto: NBCUNIVERSAL/GETTY IMAGES)

Legado e polêmicas

As vitórias não foram isentas de polêmicas.

… E o Vento Levou colecionou Oscar naquele ano (levou oito), mas o legado do filme ficou marcado pela representação racista de personagens afro-americanos e pelos maus-tratos à atriz Hattie McDaniel. Ela, inclusive, venceu como Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel, mas sentou em uma mesa separada na premiação, devido à segregação racial da época.

Rebecca consolidou David O. Selznick como produtor de grandes adaptações literárias. Algumas de suas obras são Nasce uma Estrela (1937), Anna Karenina (1935) e Uma história em duas cidades (1935).

Dois Oscar seguidos

Vitórias sucessivas no Oscar são raras e aconteceram apenas três vezes na história da premiação, sendo O. Selznick o único até hoje a ter dois troféus de Melhor Filme de dos anos seguidos.

Tom Hanks e Spencer Tracy conseguiram o feito na categoria de Melhor Ator. Hanks venceu nos anos de 1994 e 1995, por Philadelphia e Forrest Gump, respectivamente.

Já Tracy venceu em 1938, por Captain Corageous, e 1939 por Boys Town.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Este cineasta foi o único a ganhar Oscar de Melhor Filme por dois anos seguidos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Epic Games libera ótimo jogo grátis do dia, mas por tempo limitado! Resgate agora (31)

Governos foram a principal causa de apagões da Internet em 2025

HBO Max recebe filmes e séries de peso em janeiro de 2026! Veja lançamentos