Home Variedade ‘Estratagema da Microsoft’: homem processa empresa por forçar migração do Windows 10 para o 11

‘Estratagema da Microsoft’: homem processa empresa por forçar migração do Windows 10 para o 11

by Fesouza
4 minutes read

Um homem entrou com um processo contra a Microsoft por encerrar o suporte ao Windows 10 e, segundo ele, forçar a migração para o Windows 11. A ação foi registrada no Tribunal Superior de San Diego, na Califórnia (EUA), na última quinta-feira (11).

“O estratagema da Microsoft era usar sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais para alcançar uma posição dominante no mercado de IA generativa”, alegou o autor no processo. “Isso foi feito forçando os clientes a comprar novos dispositivos (ou enfrentar repercussões financeiras se não o fizerem) e executar o Windows 11, garantindo assim uma grande base de usuários que acessaria o produto por padrão”, completou.

O suporte para o Windows 10 será encerrado em 14 de outubro deste ano. Após essa data, ainda será possível receber atualizações de segurança por um período, mas apenas mediante pagamento ou uso de pontos do Microsoft Rewards.

a logo da microsoft em um rédio
No processo, o usuário demanda que o suporte seja mantido até o sistema cair em desuso. (Fonte: Getty Images)

Lawrence Klein, responsável pela ação, afirma possuir dois notebooks com Windows 10. Segundo ele, os dispositivos se tornarão “obsoletos” em outubro, quando o sistema deixar de receber suporte oficial.

O que acontece no fim do suporte do Windows 11?

Vale lembrar que o fim do suporte não torna os dispositivos inutilizáveis. O que acontece é que eles deixam de receber atualizações de segurança, aumentando gradualmente a vulnerabilidade a ataques externos. Sistemas como Windows XP e Windows 7, por exemplo, ainda podem ser instalados e utilizados, mas não são recomendados por questões de segurança — e, a essa altura, também compatibilidade com outros softwares.

A Microsoft oferece a atualização gratuita do Windows 10 para o Windows 11, desde que o PC atenda aos requisitos mínimos. Entre as exigências mais polêmicas estão recursos de BIOS como TPM 2.0 e Secure Boot, além da lista restrita de CPUs compatíveis.

Embora seja possível contornar essas restrições e instalar o Windows 11 em PCs incompatíveis, a Microsoft não se responsabiliza por eventuais problemas decorrentes dessa prática.

O que o processo demanda da Microsoft?

No processo, Klein pede que a Microsoft mantenha o suporte ao Windows 10 sem custo adicional até que a participação do sistema caia para menos de 10% entre todos os usuários de Windows. Ele também solicita o pagamento dos honorários advocatícios.

Com o fim do suporte se aproximando, é improvável que a disputa judicial tenha efeito prático antes da data-limite. Ainda assim, o caso levanta discussões importantes sobre o ciclo de vida de sistemas operacionais e a relação entre fabricantes e consumidores.

Você pode ler o processo na íntegra (em inglês) no site Courthouse News Service.

Quer acompanhar as novidades sobre Windows, atualizações da Microsoft e disputas judiciais envolvendo tecnologia? Continue ligado no TecMundo para não perder nenhum detalhe.

You may also like

Leave a Comment