Estúdio do produtor de GTA é processado por sindicato trabalhista! Entenda

O estúdio Build a Rocket Boy, liderado por Leslie Benzies, ex-produtor da franquia GTA, está sendo processado por suposta má gestão trabalhista após o lançamento problemático de MindsEye. O título, que chegou ao mercado em 10 de junho, teve uma recepção negativa marcada por bugs, críticas severas e, posteriormente, uma onda de demissões

Agora, funcionários e ex-colaboradores, representados pelo sindicato Independent Workers of Great Britain (IWGB), acusam o estúdio de práticas abusivas e falta de transparência no processo de desligamento.

De acordo com o sindicato, a ação judicial envolve alegações de demissões injustas e ausência de consulta prévia com os afetados. As acusações se intensificaram após a divulgação de uma carta aberta, assinada por ex-funcionários, que denuncia “desrespeito e maus-tratos de longa data” dentro da empresa. 

O documento cita erros administrativos, sobrecarga de trabalho e uma cultura interna marcada por comunicação falha, decisões arbitrárias e muito mais.

Carta aberta de sindicato lista as infrações do estúdio de MindsEye

A carta aberta publicada pelo sindicato Game Workers detalha as queixas dos funcionários contra o estúdio de MindsEye. O texto estima que entre 250 e 300 trabalhadores foram demitidos no Reino Unido, e responsabiliza diretamente a liderança, incluindo os co-CEOs Leslie Benzies e Mark Gerhard, pela crise interna. 

“Essas demissões aconteceram porque vocês se recusaram repetidamente a ouvir os anos de experiência de sua força de trabalho, resultando em um dos piores lançamentos de videogame desta década”, diz o documento.

Os funcionários afirmam que a Build a Rocket Boy falhou em cumprir procedimentos básicos de consulta e comunicação antes dos desligamentos. Além disso, denunciam jornadas excessivas de trabalho e má administração de recursos humanos — especialmente nos meses que antecederam o lançamento de MindsEye.

A carta exige ainda um pedido público de desculpas, compensação adequada aos afetados e mudanças estruturais na gestão interna da empresa. Entre as demandas, está o reconhecimento oficial do IWGB como sindicato representante dos trabalhadores da Build a Rocket Boy.

Segundo os autores da carta, o ambiente de trabalho deteriorou-se rapidamente após o lançamento do jogo, refletindo uma falta de liderança e planejamento estratégico. O grupo afirma que deseja apenas “restabelecer o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho”, pedindo que a direção “permita que profissionais qualificados conduzam o futuro da empresa”. 

As principais infrações listadas na carta incluem:

  • Falta de transparência e comunicação entre liderança e funcionários;
  • Exigência de horas extras excessivas e compensações incompletas;
  • Gestão falha e confusa do processo de demissões;
  • Demissões injustas decorrentes de avaliações incorretas e falta de clareza nos critérios de desempenho.

Apesar da expectativa, lançamento de MindsEye foi um fiasco e gerou polêmicas

MindsEye chegou ao mercado com grandes expectativas por ser o novo projeto de Leslie Benzies, um dos nomes mais respeitados da antiga Rockstar North. No entanto, o lançamento em junho foi marcado por uma enxurrada de críticas.

Jogadores relataram travamentos, bugs e falhas de desempenho severas, levando até mesmo a Sony a autorizar reembolsos na PlayStation Store — um procedimento incomum que remeteu ao caso de Cyberpunk 2077.

Nas redes sociais, usuários relataram experiências frustrantes com o título, mencionando que o jogo apresentava falhas graves mesmo em configurações de alto desempenho. Em alguns casos, o suporte da PlayStation concedeu reembolsos “como um gesto de boa vontade” diante da quantidade de reclamações.

As análises também refletiram a decepção. No Metacritic, MindsEye registrou nota 38 na versão para PC e 28 no PS5 — figurando entre os piores lançamentos do ano.

Em nota oficial, a Build a Rocket Boy reconheceu as falhas e pediu desculpas à comunidade. “Sabemos que o lançamento de MindsEye não foi isento de desafios para alguns de vocês. Nossa prioridade é o desempenho do jogo e estamos trabalhando para otimizar a experiência em todas as plataformas”, afirmou o estúdio.

E você, o que achou da polêmica envolvendo o estúdio Build a Rocket Boy e o lançamento de MindsEye? Deixe sua opinião nas redes sociais do Voxel!

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