Estudo mostra que vape (com ou sem nicotina) paralisa células imunológicas

O vape (ou cigarro eletrônico) ganhou terreno, especialmente entre os jovens. As fabricantes conseguiram popularizar o produto dizendo até que seria um “substituto” menos nocivo para quem queria abandonar o cigarro comum. Mas ele está longe de ser inofensivo. Um novo estudo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, mostra que uma das consequências do uso é a paralisação das células imunológicas da linha de frente, impedindo a capacidade do corpo de reagir a invasores.

Leia mais:

O que há nos vapes? Nem especialistas sabem — e isso é alarmante para a saúdeQuais doenças um teste genético pode diagnosticar?O que é e como usar o Amazon Prime Reading

Riscos do vape

Com a popularização do vape, surgiram pesquisas para determinar quais seus reais danos à saúde. No estudo, os pesquisadores descobriram que a exposição moderada ao vapor do vape, seja ela com nicotina ou não, pode paralisar os neutrófilos, que são a primeira linha de defesa do corpo humano no combate a invasores, como vírus.

Como a pesquisa foi feita

Para avaliar os danos reais do vape, a pesquisa coletou amostras de sangue de pessoas que nunca fumaram ou vaporizaram fumaça do dispositivo e colocou os neutrófilos presentes nele em contato com o equivalente a 40 baforadas de uma substância sem sabor. Isso é considerado uma quantidade diária pequena.Metade das amostras foi exposta ao vapor sem nicotina e a outra com nicotina.Em ambos os casos, quando em contato com o vapor, os neutrófilos continuam vivos, mas ficam parados no lugar, sem exercer suas funções.A longo prazo, isso pode prejudicar a migração dessas células imunológicas e minimizar sua capacidade de destruir corpos estranhos.

(Crédito: Amani A/Shutterstock)

Conclusões

Segundo David Thickett, um dos co-autores do estudo, ao site New Atlas, os neutrófilos normalmente protegem os pulmões e pessoas que fumam vape corram mais risco de doenças respiratórias.

Os neutrófilos estão fortemente relacionados ao envelhecimento e à doença obstrutiva crônica [pulmonar] e na sua relação com danos nos tecidos, e o impacto da vaporização na supressão da atividade dos neutrófilos, independentemente da nicotina, pode ter implicações a longo prazo para a saúde.

Liz Sapey, coautora do estudo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Estudo mostra que vape (com ou sem nicotina) paralisa células imunológicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Epic Games libera ótimo jogo grátis do dia, mas por tempo limitado! Resgate agora (28)

Cobot: entenda o impacto de robôs colaborativos na indústria

Confira os 10 filmes subestimados de 2025 para assistir online!