Home Variedade Estudo revela que IA aumentou a carga de trabalho e afetou desempenho

Estudo revela que IA aumentou a carga de trabalho e afetou desempenho

by Fesouza
4 minutes read

A adoção de ferramentas alimentadas por inteligência artificial generativa está contribuindo para aumentar a carga de trabalho, dificultando alcançar as metas previstas, de acordo com a maioria dos profissionais entrevistados pelo Upwork Research Institute. A pesquisa global teve os resultados divulgados recentemente.

Para 77% dos funcionários, a tecnologia representa uma série de desafios, na prática, ao elevar a quantidade de trabalho, com quase metade deles (47%) não sabendo o que fazer para alcançar a produtividade esperada pelos empregadores. Além disso, cerca de 40% apontaram que as demandas estão excessivas.

mao-humana-e-mao-robotica-se-tocando
Chefes e contratados divergem quanto aos benefícios da IA no ambiente de trabalho (Imagem: Getty Images)

Burnout e risco de evasão

Ainda conforme o levantamento, que incluiu 2,5 mil participantes, entre executivos de alta gestão, funcionários em tempo integral e freelancers, há um enorme descompasso entre expectativa e realidade no uso da IA no trabalho. Enquanto os colaboradores reclamam, os contratantes dizem que a tecnologia vai trazer melhorias.

  • A maior parte dos chefes (96%) acredita que a IA vai aumentar a produtividade, ajudando os funcionários a realizarem suas tarefas de maneira mais rápida;
  • Por outro lado, 81% deles reconhecem que a implementação de ferramentas inteligentes expandiu as demandas de suas equipes nos últimos 12 meses;
  • O resultado disso é que 71% dos trabalhadores em tempo integral começaram a apresentar sinais de esgotamento e 65% tiveram dificuldade para concluir as metas de produtividade estabelecidas;
  • Com a sobrecarga, 33% dos entrevistados não descartaram pedir demissão nos próximos seis meses, por conta do excesso de trabalho.

Isso tem aumentado os riscos de Burnout, síndrome que surge em decorrência de estresse crônico no trabalho, levando a sentimentos de ineficácia, exaustão física e mental e também à depressão. O tratamento do distúrbio exige acompanhamento médico e mudanças no ambiente de trabalho para aliviar a pressão.

Outro detalhe revelado pelo relatório é que a contratação de freelancers tem aparecido como solução para alcançar e até ultrapassar a produtividade desejada, em muitos casos superando os profissionais formalmente contratados. Cerca de 80% dos líderes consideram esse recurso essencial para o negócio.

mulher-se-sentindo-estressada-no-trabalho
Muitos trabalhadores estão se sentindo sobrecarregados desde a adoção da IA no ambiente corporativo. (Imagem: Getty Images)

Por que a IA está causando problemas para os trabalhadores?

Segundo a diretora do Upwork Research Institute, Kelly Monahan, as dificuldades relatadas têm a ver com um erro cometido pelos empregadores. Muitas empresas estão implantando a IA ao mesmo tempo em que continuam usando modelos de trabalho ultrapassados, impedindo aproveitar a tecnologia ao máximo.

“Embora seja possível que a IA aumente a produtividade e, ao mesmo tempo, melhore o bem-estar dos funcionários, isso exigirá uma mudança profunda na forma como organizamos talentos e fluxos de trabalho”, disse ela, em entrevista à Forbes. A especialista também citou algumas alterações que podem ser feitas para melhorar o cenário.

Para as empresas, ela sugere a busca por colaboradores externos, o estabelecimento de novas métricas de produtividade e a opção por contratações baseadas em habilidades com IA. Já para os funcionários, Monahan recomenda participar de treinamentos e fornecer feedback aos chefes para ajudar a definir as estratégias do negócio.

E você, utiliza IA no trabalho? A tecnologia tem melhorado ou piorado o seu desempenho? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.

You may also like

Leave a Comment