Estudo: Wegovy reduz risco de infarto e AVC em 57% em comparação com outro princípio ativo

Um novo estudo da Novo Nordisk, farmacêutica responsável pelo Ozempic e Wegovy, revelou que o Wegovy reduziu o risco de infartos, AVCs e mortes em 57% em relação à tirzepatida, princípio ativo de outras canetas emagrecedoras disponíveis no mercado.

O trabalho levou em conta dados de pessoas reais que fizeram o tratamento com o medicamento. Os resultados foram apresentados neste domingo (31) no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Madrid, na Espanha.

Novo Nordisk detém as patentes do Wegovy e Ozempic (Imagem: Kittyfly/Shutterstock)

Wegovy reduz risco de casos fatais

O estudo foi realizado a partir de dados do banco norte-americano Komodo Research, de pessoas com 45 anos ou mais que iniciaram o tratamento com Wegovy 2,4 mg ou tirzepatida a partir de 13 de maio de 2022. Os pacientes foram divididos em grupos de 10.625 participantes com características em comum, para facilitar a comparação.

O trabalho registrou 15 eventos cardiovasculares no grupo do Wegovy (0,1%), contra 39 eventos no grupo da tirzepatida (0,4%). Isso representa uma redução de 29% no risco desses eventos cardiovasculares, independentemente de pausas no tratamento.

em casos graves, como infarto, AVC e morte (cardiovascular ou por outras causas), a redução foi de 57% em pessoas que fizeram o tratamento contínuo, em comparação com o outro princípio ativo.

Wegovy é utilizado para controle e perda de peso (Imagem: MillaF/Shutterstock)

Semaglutida traz benefícios cardiovasculares

O Wegovy e o Ozempic, ambos da Novo Nordisk, usam o princípio ativo semaglutida. A tirzepatida está presente em canetas emagrecedoras de outras marcas. Falaremos sobre a diferença entre elas abaixo.

Segundo Ludovic Helfgott, vicepresidente executivo e líder de Estratégia de Produto & Portfólio da farmacêutica, o estudo mostra que a semaglutida traz benefícios cardiovasculares comprovados às pessoas que vivem com diabetes ou obesidade.

Já Marília Fonseca, endocrinologista e diretora da área médica da Novo Nordisk no Brasil, destaca que o tratamento com Wegovy vai além do emagrecimento, e também mostra o potencial do medicamento na proteção cardiovascular.

São cinco canetas emagrecedoras aprovadas no Brasil, incluindo dois medicamentos da Novo Nordisk e dois brasileiros (Imagem: Alones/Shutterstock)

Leia mais:

Wevogy, Olire, Ozempic e Mounjaro: qual a diferença entre as canetas para emagrecer?

São vários, como princípio ativo, farmacêutica responsável, dosagem e tempo de uso, e resultados.

Entenda a diferença entre a semaglutida, do Wegovy, e a tirzepatida, analisada no estudo:

  • Semaglutida: substância que age no receptor GLP-1 no intestino, promovendo a saciedade e controlando a glicemia. Ozempic e Wegovy usam esse princípio ativo;
  • Tirzepatida: substância que atua em dois receptores intestinais, GLP-1 e GIP. Essa combinação proporciona um efeito mais robusto, especialmente indicado para pacientes com obesidade diagnosticada ou diabetes tipo 2. É o princípio ativo do Mounjaro.

Você pode conferir as diferenças entre todos os medicamentos mencionados, em detalhes, neste link – incluindo para quais casos cada um deles é recomendado e os efeitos.

O post Estudo: Wegovy reduz risco de infarto e AVC em 57% em comparação com outro princípio ativo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Hackers desviam R$ 420 milhões do HSBC por transferências Pix

Falha no WhatsApp permitiu espionar usuários com dispositivos Apple

Disney+ recebe Lilo & Stitch e mais lançamentos em setembro! Veja lista de estreias