Estupro virtual: adolescente que promovia violência no Discord é preso no Piauí

Um adolescente de 15 anos que promovia a violência por meio de desafios no Discord foi preso na cidade de Simplício Mendes, no Piauí, na última quinta-feira (5), pouco antes de praticar um “estupro virtual”. Ele estava sendo monitorado por agentes da Polícia Civil de São Paulo, que auxiliaram na sua detenção.

De acordo com o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o menor infrator havia acabado de planejar um novo desafio na plataforma de comunicação, que incluía a transmissão ao vivo da ação. Diante disso, os agentes decidiram acionar as autoridades locais.

Quais desafios no Discord eram promovidos pelo adolescente?

O adolescente detido no Piauí é acusado de várias ações ilícitas na rede social, além do estupro virtual, propagando a automutilação e coagindo os participantes do canal no Discord. O grupo era acompanhado de perto pelos “observadores digitais” do Noad.

  • Como aponta a investigação, o garoto obrigava as vítimas desse crimes a torturarem outras pessoas, por meio de ameaças;
  • Essas novas vítimas geralmente eram os irmãos mais novos, mas os “desafios” também costumam envolver animais;
  • Todos esses atos realizados pelo grupo deveriam ser gravados e compartilhados entre os integrantes da comunidade digital;
  • Se alguém deixasse de enviar a gravação ou de participar das ações propostas, poderia ter imagens e mensagens comprometedoras divulgadas.

“Nós já estávamos acompanhando esse grupo há um tempo, fizemos ações pontuais, mas quando vimos que esse menino, que chama a atenção por ser extremamente violento, havia planejado o próximo ‘desafio’, nós imediatamente embasamos todas as conversas e imagens em um relatório e acionamos as autoridades do Piauí”, afirmou a delegada Lisandréa Salvariego, em comunicado.

Ainda de acordo com a coordenadora do Noad, o menor apreendido utilizava os dados da avó para se cadastrar nas redes sociais onde a violência era disseminada, em uma tentativa de esconder a sua verdadeira identidade. Ele agia principalmente no período da madrugada.

Menores de idade e até animais estavam entre as vítimas do grupo que agia no Discord. (Imagem: Getty Images)

O que é estupro virtual?

Ações como constranger, chantagear e ameaçar divulgar imagens íntimas nas redes sociais, entre outras, podem ser consideradas estupro virtual. O crime de estupro ocorre mesmo sem o contato físico entre autor e vítima, se o constrangimento resultar em lesão à honra e à dignidade, no entendimento da justiça.

Nesses casos, o abusador usa apps de mensagem, redes sociais e outras plataformas de comunicação para induzir a vítima a enviar fotos e vídeos de nudez, entre outros tipos de conteúdos constrangedores, ameaçando expor a pessoa se suas vontades não forem atendidas. A pressão psicológica é um elemento bastante presente em tais situações.

Essa prática também pode ser associada ao stalking online, que vai além do ato de bisbilhotar o perfil de alguém nas redes sociais. Ele consiste em exageros nas tentativas de contato, com envios frequentes de mensagens, comentários em posts e ligações que não param, influenciando na vida da pessoa perseguida.

Se a prática começar a ameaçar a integridade física e psicológica, pode ser considerada crime e resultar na abertura de investigação. A lei prevê detenção de seis meses a dois anos para o crime de perseguição, seja online ou física, com a possibilidade de chegar a três anos se houver agravantes, como stalking contra mulheres.

Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e não se esqueça de compartilhar as notícias com os amigos nas redes sociais.

Related posts

Play Store libera dois novos jogos grátis por tempo limitado no Android! Resgate hoje (10)

Semana do Cliente Fastshop traz iPhones 15, 16e e mais com até 30% OFF; confira

Do espaço para sua mesa: o suplemento usado por astronautas da NASA