Home Variedade Ethevaldo Siqueira, um dos maiores jornalistas de tecnologia do Brasil, morre aos 90 anos

Ethevaldo Siqueira, um dos maiores jornalistas de tecnologia do Brasil, morre aos 90 anos

by
4 minutes read

Neste último domingo (16), o jornalista Ethevaldo Siqueira morreu aos 90 anos. Ethevaldo, considerado o pai do jornalismo de tecnologia no Brasil e um dos pioneiros da cobertura tecnológica no País, estava internado em São Paulo, no hospital Oswaldo Cruz, para o tratamento de leucemia.

Leia mais:

Deltacron: jornalista mineira é diagnosticada com nova cepa da Covid-19Jornalista tem iPhone invadido por spyware Pegasus, de empresa israelense processada pela AppleJornalista usa tomada da F-150 Lightning para carregar ela mesma e… funciona?

O velório será nesta segunda (17) às 14h no Velório Samaritano e o enterro será no Cemitério Bom Pastor às 16h, ambos em Ribeirão Preto (SP). Além disso, o renomado jornalista deixa esposa, dois filhos, cinco netos e uma bisneta.

Ícone na cobertura jornalística

Ethevaldo Siqueira atuou 45 anos no ‘Estadão’, de 1967 até 2012, relatando os avanço das telecomunicações, a criação das redes de dados, o desenvolvimento espacial e a chegada de eletrônicos de consumo no Brasil

O jornalista ocupou os cargos de repórter, editor, repórter especial, colunista e blogueiro. Siqueira se formou na primeira turma de jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, criada em 1966, onde, mais tarde, se tornou professor de tecnologia da informação e telemática.

Ethevaldo, com sua habilidade de prever inclinações e ter olhar ávido para as técnicas e científicos da tecnologia ganhou diversos prêmios, como por exemplo: o José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPQ, em 1985, o Prêmio Telesp de Comunicações, em 1979, o Prêmio Ministério das Comunicações em 1974, além do Prêmio Esso, em 1968 e 1978, e o Comunique-se, em 2007.

Ethevaldo Siqueira — Foto: Reprodução/Facebook

Em 15 de fevereiro de 1993, mais de dois anos antes da estreia da internet comercial no Brasil, ele escreveu no Estadão: “O mundo assiste a uma nova revolução no mundo da informática e da telecomunicações: a revolução das redes de voz e de dados. Ela é o resultado da crescente capacidade de comunicação dos computadores”.

“Ethevaldo abraçou o tema ‘telecomunicações’ no momento em que ele passava pela revolução tecnológica, que saiu do telefone discado às fibras ópticas e ao satélite. Mais que isso, foram as telecomunicações que permitiram a expansão da internet. A ponte entre o mundo das telecomunicações e o mundo da internet sempre foi bem explorada por ele”, relembra Demi Getschko, pioneiro da internet no Brasil e colunista do Estadão.

Além disso, Ethevaldo Siqueira também é autor de diversos livros sobre comunicação e tecnologia como “A Sociedade Inteligente: Sobre a Revolução das Telecomunicações, dos Computadores e dos Robôs” (Bandeirante, 1987), “Três Momentos da História das Telecomunicações no Brasil” (Dezembro Editorial, 1998), “Brasil: 500 anos de Comunicações – A eterna busca da liberdade” (Dezembro Editorial, 2000) e “Como Viveremos” (Saraiva, 2004).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Ethevaldo Siqueira, um dos maiores jornalistas de tecnologia do Brasil, morre aos 90 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment