EUA acusam chineses por obstrução do caso Huawei

Segundo Merrick Garland, procurador-geral dos EUA, dois espiões da República Popular da China tentaram interferir em uma investigação criminal do Departamento de Justiça dos EUA sobre uma gigante das telecomunicações chinesa, a Huawei.

Ambos os agentes, Guochun He e Zheng Wang, estavam trabalhando em benefício da Huawei, relata o Engadget.

Leia mais:

Radiação nuclear da Segunda Guerra encontrada em escola infantil nos EUAMilhares de águas-vivas “acampam” na areia de praia nos EUAChina está preocupada com restrições dos EUA no comércio de chips

He e Wang tentaram subornar um oficial da lei para lhes fornecer informações sobre a investigação do Departamento de Justiça, aponta a denúncia. Ambos começaram a cultivar uma relação com o funcionário em 2017. Vale mencionar que o trabalhador não é citado no processo. 

Alegadamente, procuraram conseguir detalhes sobre testemunhas, provas e possíveis acusações adicionais que poderiam ser apresentadas contra a Huawei. 

A dupla continuou pagando o funcionário para obter mais informações sem saber que estavam trabalhando com um agente duplo do FBI. Os dois são acusados ​​de obstruir o processo do Departamento de Justiça contra a Huawei. Ainda não se sabe se eles foram presos.  

Imagem: icedmocha/Shutterstock

“Esta foi uma tentativa flagrante dos oficiais de inteligência do serviço secreto chinês de proteger uma empresa sediada na China da responsabilização, e para minar a integridade do nosso sistema judicial”, disse o procurador-geral americano. 

“O Departamento de Justiça não tolerará tentativas de qualquer potência estrangeira de minar o estado de direito em que se baseia nossa democracia. Continuaremos a proteger ferozmente os direitos garantidos a todos em nosso país”.

EUA investiga Huawei por supostamente transmitir informações à China

O governo Joe Biden revelou que está investigando a fabricante de telecomunicações Huawei sobre a possível transmissão de informações à China por meio das torres de celulares nos Estados Unidos. A preocupação é que a empresa estaria enviando informações confidenciais das bases militares americanas ao governo chinês.

À Reuters, uma das fontes anônimas envolvidas no assunto disse que a marca poderia repassar informações sobre atividades do exército, status de prontidão das bases e pessoal por meio das torres. 

Leia mais em Olhar Digital

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post EUA acusam chineses por obstrução do caso Huawei apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Samsung triplica lucro no trimestre com alta da demanda por chips de IA

Adeus, Model S! Tesla anuncia fim para dois veículos e foca no robô Optimus

O efeito multiplicador: Como uma única fábrica de carros gera riqueza para o Rio inteiro