A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, neste domingo (24), novas regras para quem quiser solicitar vistos do tipo F, M e J. Voltados para estudantes e intercambistas, os brasileiros optantes por essas modalidades terão que deixar suas redes sociais abertas.
Em publicação no X, a Embaixada norte-americana explicou que os viajantes devem ajustar as configurações dos perfis para o “modo público”. O órgão afirmou que a medida é obrigatória.
Atenção, solicitantes de visto F, M e J! 🚨
Agora é obrigatório deixar suas redes sociais em modo “público” ao solicitar esses vistos. Agendamentos já foram retomados: https://t.co/e2QYTgon3W pic.twitter.com/ObIBmGv6JW— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) August 24, 2025
“Essa medida permite que sejam feitas todas as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos”, pontua a mensagem no X.
A Embaixada não deu mais detalhes sobre o assunto e não especificou, por exemplo, se todas as redes sociais dos candidatos ao visto precisarão ficar abertas.
Retomada de entrevistas para vistos
A nova regra de verificação de redes sociais não é exatamente uma novidade. Em março desse ano, os Estados Unidos já haviam aprovado uma nova legislação de checagem de redes. Em junho, a Embaixada do país no Brasil já havia anunciado que começaria a realizar essa checagem.
E o anúncio de hoje marca, além da nova obrigação, a retomada do agendamento de entrevistas para concessão de vistos das categorias F, M e J.
Enquanto as categorias F e M são voltadas para estrangeiros alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e de cursos de idiomas que pretendem estudar nos Estados Unidos, o J é voltado para intercâmbios como estágios, pesquisa, pós-graduação e outros.
A pausa da concessão desses vistos serviu para que a Embaixada dos Estados Unidos adaptasse a operação para conseguir checar as redes sociais dos brasileiros.
Por enquanto, não há anuncio de que outras categorias de visto como B-1 (negócios) e B-2 (turistas) também exigirão que as mídias sociais estejam em modo público.