EUA alerta para espionagem em empresas espaciais

O Centro Nacional de Contra-Inteligência e Segurança (NCSC, na sigla em inglês), o Departamento Federal de Investigação (FBI) e as Forças Aéreas dos Estados Unidos emitiram um novo comunicado às empresas americanas nesta sexta-feira (18), informando sobre uma campanha de espionagem de países estrangeiros que visa roubar pesquisas e segredos comerciais.

As entidades de inteligência estrangeiras reconhecem a importância da indústria espacial comercial para a economia e a segurança nacional dos EUA, incluindo a crescente dependência da infraestrutura crítica de ativos baseados no espaço.

Eles veem a inovação e os ativos relacionados ao espaço dos EUA como ameaças em potencial, bem como oportunidades valiosas para adquirir tecnologias e conhecimentos vitais.

Documento de alerta da NCSC, FBI e Forças Aéreas.

Leia mais:

Carros elétricos não atuam como espiões na China, garante TeslaChina acusa inteligência dos EUA por ataque cibernético em WuhanAplicativo espião: o que é e como saber se seu celular está sendo monitoradoComo proteger seus dados pessoais em aplicativos terceiros

O boletim de duas páginas diz que entidades estrangeiras não especificadas estão usando ataques cibernéticos e técnicas, informa a Reuters. Rússia e China são mencionados como ameaças em potencial.

Prevemos ameaças crescentes a este setor florescente da economia dos EUA. China e Rússia estão entre as principais ameaças de inteligência estrangeira à indústria espacial dos EUA.

Documento de alerta da NCSC, FBI e Forças Aéreas.

Segundo as autoridades, dados e propriedade intelectual das empresas espaciais podem estar em risco através de tentativas de invasão de redes de computadores e agentes infiltrados.

Os órgãos alertam as empresas para se atentarem a solicitações de visitas em suas instalações e tentativas de coleta de informações confidenciais. Em caso de “incidentes peculiares” o documento orienta as empresas a entrarem em contato com o FBI ou as Forças Aéreas.

Como ressalta o New York Times, investigações recentes do FBI e coletas de informações sobre planos de inteligência de estrangeiros, deixaram as autoridades americanas preocupadas com o interesse de países como China e Rússia nas empresas inovadoras da indústria espacial norte-americana, como SpaceX e Blue Origin.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post EUA alerta para espionagem em empresas espaciais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Claude Opus 4.6 encontra mais de 500 falhas graves em bibliotecas de código aberto

Action figures de Star Wars, Marvel e mais para aumentar a coleção com até 61% OFF na Amazon

Elon Musk está perto de se tornar o primeiro trilionário do mundo