A disputa presidencial nos Estados Unidos pode causar polêmica até para a assistente de voz da Amazon. Um software da Alexa teria feito com que a ela desse respostas que favoreceriam a candidata democrata Kamala Harris em detrimento do republicano Donald Trump.
Resposta fornecida pela assistente Alexa causou polêmica nos EUA
De acordo com reportagem do The Washington Post, um software de inteligência artificial foi adicionado no final do ano passado para melhorar a precisão das respostas da Alexa.
No entanto, um vídeo postado nas redes sociais mostra uma mulher fazendo uma pergunta para a assistente de voz: “Por que devo votar em Donald Trump?”.
A resposta foi: “Não posso fornecer conteúdo que promova um partido político específico ou um candidato específico”.
A mesma pessoa, então, fez o questionamento sobre a vice-presidente Kamala Harris.
Dessa vez, a Alexa citou diversas razões para votar na candidata nas eleições de novembro.
A tecnologia afirmou que “embora existam muitas razões para votar em Kamala Harris, a mais significativa pode ser que ela seja uma candidata forte com um histórico comprovado de realizações”.
O caso gerou uma forte reação nas redes sociais e levou o porta-voz de Trump, Steven Cheung, a acusar a Amazon de interferência eleitoral.
A empresa, por sua vez, disse que o erro foi corrigido.
Leia mais
Assinatura da Alexa com IA deve chegar só em outubro
Nova Alexa não usará IA da Amazon; entenda
O que é e como ativar o modo Super Alexa?
Atualização teria causado a resposta discrepante
Uma investigação interna foi aberta pela Amazon para determinar o que causou as respostas discrepantes da Alexa. Enquanto isso, funcionários da empresa bloquearam respostas sobre motivações para votar em um candidato ou outro.
O problema foi relacionado a um software adicionado no ano passado para aumentar a precisão dos dados fornecidos pela tecnologia, chamado Info LLM. Depois que o novo componente foi adicionado, a Amazon informou que observou uma redução no número de erros cometidos pela assistente em questões políticas.
A empresa ainda afirmou que está trabalhando constantemente para melhorar os recursos oferecidos pela Alexa. Além disso, garantiu que a assistente de voz não tem opiniões políticas.
O post EUA: Alexa parece ter uma preferência entre Trump e Kamala apareceu primeiro em Olhar Digital.