Home Variedade EUA estão usando rastreadores para evitar que chips de IA cheguem à China

EUA estão usando rastreadores para evitar que chips de IA cheguem à China

by Fesouza
3 minutes read

EUA estão usando rastreadores para evitar que chips de IA cheguem à China

O governo dos Estados Unidos tem instalado rastreadores em cargas de chips avançados de inteligência artificial para evitar que essas remessas sejam desviadas para a China, conforme noticiou a Reuters nesta quarta-feira (13). A implantação dos dispositivos acontece de maneira secreta.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a tática também é usada para impedir a chegada ilegal dos componentes tecnológicos em outros países que enfrentam restrições comerciais impostas por Washington. A partir do monitoramento, as autoridades tentam descobrir se há empresas burlando as leis e quem são elas.

chip-de-pc-com-bandeira-da-china
O uso dos rastreadores é mais um capítulo da guerra pela liderança em IA entre EUA e China. (Imagem: Getty Images)

Como os rastreadores são usados nos chips de IA?

Geralmente, os dispositivos de rastreamento ficam escondidos nas embalagens dos processadores projetados para acelerar as tarefas relacionadas à IA. No entanto, não se sabe com qual frequência eles são implantados nem desde quando a medida começou para investigar os contrabandos de semicondutores.

  • A reportagem cita um caso ocorrido em 2024, quando uma carga de servidores da Dell com chips da Nvidia tinha grandes rastreadores nas caixas e também versões menores dentro das embalagens dos produtos e até no interior dos equipamentos;
  • Uma das pessoas entrevistadas também comentou ter visto rastreadores “quase do tamanho de um smartphone” em remessas de servidores Dell e Super Micro, em outra ocasião, removidos por revendedores;
  • A AMD é outra fabricante que teve seus produtos exportados sendo rastreados pelas autoridades americanas, segundo o relatório;
  • Não ficou claro quem são as pessoas envolvidas na instalação desses equipamentos nem em que parte ao longo da rota de navegação a implantação acontece.

Responsável pelos controles de exportação e fiscalização, o Bureau de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA estaria envolvido na ação, conforme as fontes. Também é possível que o FBI e o Departamento de Segurança Interna estejam participando do monitoramento.

Questionada sobre o assunto, a Dell disse não ter conhecimento do uso de rastreadores de localização implantados pelo governo dos EUA em seus produtos. Já a Super Micro e a Nvidia se recusaram a comentar, enquanto a AMD não respondeu às perguntas enviadas pela agência de notícias.

navio-cargueiro-com-conteineres
As remessas de chips de pelo menos quatro marcas estariam sendo rastreadas, segundo o relatório. (Imagem: Getty Images)

Restrições à China

O uso de rastreadores para detectar desvios de cargas de chips de IA para a China tem relação com as restrições à venda dos processadores para o país asiático determinadas pelo governo americano em 2022. A medida faz parte da guerra pela liderança em IA e também objetiva dificultar o uso da tecnologia pelas forças militares chinesas.

Vale lembrar que técnicas semelhantes são usadas por agências americanas há décadas para investigar exportações de outros produtos com venda igualmente proibida para determinados mercados. As peças de aviões são um dos itens que já receberam rastreadores de localização para impedir contrabandos.

Gostou do conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as nas redes sociais com os amigos.

You may also like

Leave a Comment