EUA testam bóia de quase 900 toneladas que transforma ondas em energia

A empresa Ocean Energy instalou a OE-35, seu modelo de bóia que converte ondas em energia na costa da ilha de Oahu. O local é da Marinha dos EUA, que o usa para testes deste tipo de geração de energia. Depois, a bóia vai se conectar à rede elétrica do Havaí.

Além do Havaí, o sistema foi testado na Escócia. Esses testes integram um projeto de US$ 12 milhões (R$ 68 milhões) financiado pelo escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA e pela Autoridade de Energia Sustentável da Irlanda (SEAI, na sigla em inglês).

Bóia aproveita a energia das ondas para gerar eletricidade – mas como isso é possível?

A OE-35 aproveita a energia das ondas por meio de um sistema de ar com fluxo duplo. Assim, tem o potencial de produzir 1,25 Megawatts (MW) – quantidade significativa de energia, capaz de alimentar milhares de residências ou até mesmo pequenas indústrias.

Mecanismo da bóia OE-35 é diferente da maioria dos sistemas que geram energia a partir de ondas (Imagem: Ocean Energy)

Alguns sistemas de energia de ondas funcionam assim: conforme passam, as ondas comprimem uma coluna de ar, que aciona uma turbina capaz de expandir o ar. É como se fosse um motor a pistão, com um ciclo de potência seguido por um período inativo.

A bóia OE-35 é diferente, pois usa uma turbina que funciona com base no princípio da turbina Wells – inventada por Alan Arthur Wells da Universidade Queen’s em Belfast no final dos anos 1970.

Leia mais:

IA precisa de energia – e isso pode ressuscitar usinas nucleares

5 perguntas mais frequentes sobre energia solar

Vale a pena instalar energia solar em casa?

Bóia que converte ondas em energia foi testada na costa da ilha de Oahu (Imagem: Ocean Energy)

É uma turbina de ar de baixa pressão que gira continuamente em uma direção, independentemente da direção do fluxo de ar. Em outras palavras, à medida que a onda comprime o ar em três câmaras dentro da bóia, a turbina gira. Então, o ar se expande e o fluxo se reverte, mas a turbina ainda gira na mesma direção.

Assista abaixo um vídeo, publicado pela Ocean Energy, que mostra a bóia de vários ângulos:

A vantagem: isso elimina a necessidade de mecanismos e válvulas complexos para lidar com o fluxo de ar bidirecional. E funcionou bem o suficiente nos testes para a subsidiária da Ocean Energy Group Ireland ter expectativa de comissionar a bóia OE-35 em breve.

O post EUA testam bóia de quase 900 toneladas que transforma ondas em energia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Wikipedia cria guia detalhado para identificar textos escritos por IA

Nasa financia projeto para a construção de casas de vidro na Lua

Palpites para Lanús x Atlético-MG: Mercados e Onde Assistir (22/11/2025)