O Parlamento Europeu aprovou projeto de lei que define um padrão de carregadores para todos os celulares, tablets e outros dispositivos vendidos na União Europeia. Com isso, aparelhos de pequeno e médio porte como celulares devem adotar um padrão até 2024, já dispositivos maiores como notebooks devem adotar o padrão até 2026.
A decisão aconteceu após votação, sendo que 602 votaram a favor do padrão de carregadores e apenas 13 votaram contra. Anteriormente, a Comissão Europeia já havia aprovado a Lei, e agora com a aprovação pelo parlamento ela seguirá para análise no Conselho Europeu.
Leia mais:
Elon Musk propõe novo acordo de compra do TwitterTribunal italiano anula multa antitruste para Apple e AmazonVeja o vazamento das especificações do Snapdragon 8 Gen 2
Com essa decisão a Apple será a empresa mais prejudicada, pois terá que abandonar – ao menos na Europa – seu cabo padrão com conector Lightning, usado exclusivamente em iPhones.
Durante a análise do projeto, a Apple disse que a lei iria inutilizar até um bilhão de dispositivos e acessórios que usam o cabo Lightning.
A Comissão Europeia estima que a medida que define o padrão de carregadores fará com que os consumidores economizem cerca de 250 milhões de euros.
Inspirado pela decisão da União Europeia, a Anatel chegou a iniciar uma consulta pública para a proposta de tornar carregadores USB-C obrigatórios para todos os celulares vendidos no país, o que pode afetar diretamente a linha iPhone da Apple.
Com informações de CNN
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Europa define padrão único para carregadores de celular apareceu primeiro em Olhar Digital.