Nesta quinta-feira (27), como informado pelo Parlamento Europeu (PE), o órgão e os estados-membros da União Europeia (UE), chegaram a um acordo para estabelecer novas regras que obrigam os bancos e outros prestadores de serviços de pagamento a proporcionar uma maior proteção aos seus clientes contra fraudes online, vazamento de dados e taxas ocultas.
Destaques sobre as novas determinações
- Os prestadores de serviços de pagamentos que não implementarem mecanismos adequados para prevenir fraudes, passam a ser os responsáveis por ressarcir os prejuízos de clientes que caiam em golpes.
- As regras obrigam as empresas a congelar transações suspeitas.
- Passa a ser responsabilidade das plataformas online a ação de remover anúncios fraudulentos. Quem não fizer isso, poderá ser responsabilizado pelos valores que bancos precisaram reembolsar seus clientes devido a fraudes relacionadas a essas publicidades enganosas.
- Bancos devem garantir o atendimento ao cliente somente com pessoas reais em vez de IA.

(Imagem: Yta23 / Shutterstock)
Leia mais:
- Meta acusa Europa de extrapolar poderes em investigações antitruste
- UE adia implementação de regras mais “severas” de IA
- Europa dá um passo atrás na regulamentação das IAs
Benefício da nova legislação
Além de proporcionar maior segurança para os clientes de bancos e prestadores de serviços de pagamento, a nova legislação provavelmente irá resultar em mais clareza em relação às taxas de pagamento.

Outros benefícios importantes são a ampliação das opções de acesso a dinheiro vivo em regiões rurais, transparência das taxas cobradas em transações e simplificação da recepção de informações dos bancos por parte dos provedores de serviços de pagamento.
Para que as regras entrem em vigor, é necessário que o Parlamento e os Estados-membros adotem-as de maneira formal.
O post Europa tem novas regras para que bancos protejam seus clientes contra fraudes apareceu primeiro em Olhar Digital.
