Home Cinema Evangelion: em qual ordem assistir ao anime e aos filmes

Evangelion: em qual ordem assistir ao anime e aos filmes

by
10 minutes read

Neste artigo abordaremos uma dúvida que muitos novos fãs podem ter: em que ordem assistir a Neon Genesis Evangelion? Um dos marcos do renascimento da indústria do anime, a aclamada série Evangelion possui o anime original e conta com cinco filmes, em meio a algumas releituras que podem confundir o espectador. Então por onde começar?

três ordens possíveis para conferir toda a franquia Evangelion. Confira as ordens por títulos e, mais abaixo, entenda cada etapa e produção dessa maratona e o que é abordado no anime e nos filmes.

Ordem de lançamento de Evangelion

A primeira ordem possível para assistir a Evangelion é a própria ordem na qual o anime e os filmes foram lançados. Alguns acontecimentos serão revistos em mais de uma produção, algo que explicamos melhor logo abaixo, quando falamos sobre cada uma das produções.

Neon Genesis Evangelion (1995-1996): anime original (26 episódios, com cortes do diretor dos episódios 21-24) – Disponível na Netflix
End of Evangelion (1997): filme – Disponível na Netflix
Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone (2007): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance (2009): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo (2012): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time (2021): filme – Disponível no Amazon Prime Video

Ordem cronológica de Evangelion

Também é possível conferir os acontecimentos de Evangelion em ordem cronológica. Mas esteja ciente de que alguns eventos podem sem revistos em diferentes produções. Para entender isso melhor, confere logo abaixo a explicação sobre cada produção da franquia. Quando a ordem cronológica, é esta aqui:

Neon Genesis Evangelion (1995-1996): anime original – episódios 1-24 – Disponível na Netflix
End of Evangelion (1997): filme – Ver a primeira hora – Disponível na Netflix
Neon Genesis Evangelion (1995-1996): anime original – episódios 25-26 – Disponível na Netflix
End of Evangelion (1997): filme – Ver o restante do filme – Disponível na Netflix
Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone (2007): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance (2009): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo (2012): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time (2021): filme – Disponível no Amazon Prime Video

Ordem completista de Evangelion

Quando se trata de assistir a Evangelion, o filme Evangelion: Death(True) 2, também conhecido como Evangelion: Death and Rebirth, não costuma ser incluído nas ordens. Isso porque o referido filme é uma releitura da série original com algumas poucas cenas novas. Na produção, os primeiros 67 minutos são recapitulações do anime. Apenas 27 minutos trazem uma nova história que mostra a situação política no final da série.

Neon Genesis Evangelion (1995-1996): anime original (26 episódios, com cortes do diretor dos episódios 21-24) – Disponível na Netflix
Evangelion: Death(True) 2 (1998): filme – Disponível na Netflix
End of Evangelion (1997): filme – Disponível na Netflix
Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone (2007): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance (2009): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo (2012): filme – Disponível no Amazon Prime Video
Evangelion 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time (2021): filme – Disponível no Amazon Prime Video

Neon Genesis Evangelion (1995-1996)

A série original de Hideaki Anno, com 26 episódios, é um clássico da animação japonesa. Entramos totalmente em um mundo pós-apocalíptico onde o Japão quase é dominado totalmente por uma ameaça que vem do espaço. As criaturas que invadiram o planeta são chamadas de Anjos. Após sofrerem imensuráveis baixas humanas e materiais, a humanidade estabeleceu um plano de contingência.

Neste plano, a cidade foi transformada em um bunker subterrâneo, e eles desenvolveram uma série de robôs gigantes (chamados Eva) para combater com os Anjos. Mas o grupo de pessoas designadas para pilotar esses robôs é ainda mais peculiar: são crianças e adolescentes que têm nas mãos o destino da humanidade.

Neste contexto, conhecemos Shinji Ikari. Filho do idealizador do projeto Eva, ele é conhecido por sua insegurança, que o paralisa na hora de tomar uma decisão. Ele será capaz de superar seus medos e entrar no robô?

O final polêmico e a recomeço de Evangelion

Hideaki Anno encerrou Evangelion em um momento muito difícil de sua vida e isso parece ter impactado na série. Após 24 episódios de muita ação, os dois últimos capítulos do anime geraram polêmica ao se passarem “dentro da cabeça do protagonista Shinji”. Por focar no psicológico do personagem e não mostrar as batalhas finais, a história ficou conhecida como incompleta.

A controvérsia criada pelos dois episódios gerou um alvoroço entre os fãs, a mídia e o próprio estúdio. Após ameaças e assédio que quase o fizeram deixar o mundo da animação, Anno lançou os filmes Death & Rebirth e The End of Evangelion. As produções trouxeram o final da história do anime original sob um novo ponto de vista: fora da cabeça de Shinji.

Revival of Evangelion (Evangelion: Death(True)2 + The End of Evangelion)

Aqui as coisas se confundem um pouco, mas vamos desfazer este nó. Em 1997, Hideaki Anno lançou os filmes Death & Rebirth e The End of Evangelion. Embora tenha mostrado informações sobre a situação política, Death & Rebirth tem cenas novas apenas em um terço de sua totalidade. O começo e o meio do longa são cenas do anime original.

Por este motivo, este filme é geralmente deixado de fora das ordens para assistir à franquia Evangelion. Por isso e porque o longa The End of Evangelion trouxe bem mais informações sobre o que aconteceu na trama do anime enquanto estávamos acompanhando os desdobramentos do psicológico de Shinji.

Mas, para não deixarmos dúvidas, segura esta informação: em 1998, Death & Rebirth foi reeditado e recebeu o novo título Evangelion: Death(True). E no final de 1998, o longa passou por uma nova reedição (que trouxe de volta algumas cenas de Death & Rebirth) e passou a se chamar Evangelion: Death(True)2. Juntos, Evangelion: Death(True)2 e The End of Evangelion ficaram conhecidos como Revival of Evangelion. Os dois filmes estão disponíveis na Netflix.

Esta foi uma tentativa de dar à história uma conclusão mais positiva e um final um pouco mais satisfatório. Desta nobre ideia, nasceram também os filmes que vieram a seguir. Reboots do anime, as novas produções ficaram conhecidas como Rebuild of Evangelion e trouxeram parte da história original do anime e novos acontecimentos e personagens. Mas a gente fala dessa parte daqui a pouco.

A história de The End of Evangelion

Após os acontecimentos da série, descobrimos que a empresa NERV foi traída por quem a controlava, a SEELE. Gendou Ikari tem Rei “inativo”, Asuka está em coma e Shinji tenta se recuperar de um colapso mental completo. E como se isso não bastasse, ele terá que enfrentar a nova Eva, aterrorizante e poderosa, com o poder de um único robô. Enquanto isso, Tokyo-3 está sob ataque do exército enviado pela SEELE e Gendou mergulha na zona subterrânea de Nerv junto com Rei para tentar causar o Terceiro Impacto.

Este filme traz os acontecimentos dos últimos dois episódios do anime original, que os fãs não tinham visto por os dois capítulos em questão se passarem dentro da cabeça de Shinji. Ou seja, o longa revela o que estava acontecendo ao seu redor no final da trama.

Rebuild of Evangelion (os demais filmes)

Após proporcionar o final tão aguardado pelos fãs com os filmes que compuseram o Revival of Evangelion, o estúdio e o autor do anime viram ali a oportunidade de, de fato, refazer o anime. Nos filmes que foram lançados a partir de 2007, os fãs reviram cenas da animação original, mas também conheceram novos personagens e assistiram a novas cenas. Confira abaixo sobre o que se trata cada um dos reboots.

Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone (2007)

O enredo da primeira parcela da reconstrução abrange os episódios 1 a 6 da série original. Logicamente, devido à natureza deste novo projeto, alguns eventos foram reescritos e personagens originais foram adicionados. Inclusive, foram criadas histórias alternativas que foram levadas em conta no restante dos filmes.

Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance (2009)

Este segundo filme também aborda alguns elementos da série original, mas prepara o espectador para a mudança radical que está por vir no terceiro filme. Após conhecer a nova piloto, Maki Makinami, descobrimos que ela é uma garota altamente treinada e corajosa para lutar contra a ameaça dos Anjos. Além disso, vemos cenas antigas reimaginadas com tecnologia moderna e criaturas completamente novas projetadas para esta versão.

Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo (2012)

Após os eventos do filme anterior, Maki e Asuka tentam resgatar Shinji do contêiner Eva 01. Após completar a missão, Shinji terá que aceitar seu papel nos eventos que trouxeram destruição à terra enquanto se prepara para pilotar a nova unidade de Eva. .

Curiosamente, este é o filme com pior avaliação de todos os filmes Rebuild, recebendo críticas por sua história fraca e enredo confuso. A má recepção que teve, somada às decisões que foram tomadas para o filme, fizeram com que Anno se recusasse a trabalhar na continuação da história, declarando que estava deprimido e não queria continuar.

Evangelion 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time (2021)

Parcela final que fecha a reconstrução do Evangelion. Após muitos atrasos e mudanças de datas, foi lançado em 2021. Ao contrário do filme anterior, o final desta versão da saga foi recebido de forma muito mais positiva.

Curiosamente, o filme quase acabou não sendo feito, novamente devido a Hideaki Anno não estar bem. Graças a conversas com o compositor da trilha sonora e a atriz que faz a voz de Shinji, Anno se inspirou novamente para encerrar a história de Shinji, apesar de não se sentir identificado com o personagem.

CONFIRA MAIS!

Os animes mais esperados de 2023

Melhores animes que você não pode deixar de assistir!

Melhores Animes Seinen (animes para adultos)

Confira os melhores animes shounen para assistir

Personagens de Chainsaw Man importantes e seus poderes

Personagens principais de Bleach (e o que você precisa saber sobre eles)

Jojo’s Bizarre Adventure: resumo e ordem das temporadas (conheça também os personagens)

Guia Hunter x Hunter | Entenda as ordens em que o anime pode ser visto

You may also like

Leave a Comment