Ex-chefe de segurança do Twitter vai testemunhar contra rede social

O ex-chefe de segurança do Twitter, Peiter Zatko, vai testemunhar contra a rede social no Congresso dos Estados Unidos. A audiência está marcada para o dia 13 de setembro e espera-se que seja abordada a forma como a plataforma tentou enganar reguladores.

Zatko alegou que a rede social sofre de uma má gestão generalizada e apontou que descobriu diversas falhas na segurança digital e física, privacidade e moderação de conteúdo da plataforma.

Leia também!

Google começa testes públicos de chatbot IA que foi acusado de ter “vida própria”Quer fugir das fakes news? YouTube vai te ensinar comoLula supera Bolsonaro no número de interações nas redes sociais durante entrevista ao JN

A denúncia de Zatko foi submetida à Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Comissão de Segurança e Câmbio (SEC), e ao Departamento de Justiça dos EUA.

Zatko ainda afirmou que os executivos e o próprio CEO do Twitter, Parag Agrawal, subestimam a presença de spam na rede social. O que reforça as alegações de Elon Musk sobre os bots da plataforma.

“Se essas alegações forem precisas, elas podem mostrar riscos perigosos de privacidade e segurança de dados para usuários do Twitter em todo o mundo”, disse o senador Dick Durbin, presidente do Comitê Judiciário.

Imagem: Serhii Yevdokymov/Shutterstock

Ainda não está claro que tipo de sanções o Twitter poderá sofrer caso Zatko consiga atestar suas declarações, no entanto, é certo que a rede social deve passar a ser investigada não somente nos EUA, mas também pela União Europeia, diz o portal TechCrunch.

O CEO do Twitter, Parag Agrawal, afirmou que as denúncias são “uma narrativa falsa repleta de inconsistências e imprecisões e apresentada sem contexto importante”. “As alegações de Zatko e o momento oportunista parecem projetados para capturar a atenção e infligir danos ao Twitter, seus clientes e seus acionistas”, continuou o executivo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Ex-chefe de segurança do Twitter vai testemunhar contra rede social apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

10 filmes que completam 20 anos em 2025

5 filmes e séries sobre o Triângulo das Bermudas para assistir online

5 apps de filtros para testar nas fotos do Instagram em 2025