Exame de sangue promete facilitar diagnóstico de doenças neurológicas

O diagnóstico da maioria das doenças neurodegenerativas requer sintomas concretos ou até mesmo uma biópsia cerebral. Só então é possível iniciar o tratamento. Se essas condições fossem detectadas por meios mais rápidos e menos invasivos, as terapias poderiam ser aplicadas mais cedo e gerar melhores resultados.

Cientistas parecem ter encontrado uma solução para a questão. Por meio de um simples exame de sangue será possível identificar doenças como a demência frontotemporal (DFT), esclerose lateral amiotrófica (ELA) e a paralisia supranuclear progressiva (PSP), facilitando o diagnóstico.

A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do Hospital Universitário de Bonn (UKB) e outras instituições de pesquisa na Alemanha e na Espanha.

Como doenças neurológicas podem ser detectadas no sangue

Em doenças como a DFT, ELA e PSP, as proteínas tau e TDP-43 são acumuladas de forma anormal no cérebro. Para identificá-las, é preciso examinar o tecido do órgão.

Mas agora cientistas encontraram um meio de detectá-las no sangue também.

Como as proteínas flutuam de forma fragmentada no sangue, medir diretamente o plasma sanguíneo não dá certo. Por isso, eles focaram nas chamadas vesículas.

Essas bolsas membranosas, liberadas pelas células, entram na corrente sanguínea e, por meio de alguns processos como a centrifugação, podem revelar a presença das proteínas.

Testes realizados com mais de 900 amostras de sangue mostram que esse método gera resultados conclusivos sobre a presença das doenças.

Leia mais:

Novo teste de sangue pode revolucionar tratamento da esclerose múltipla

Não gosta de agulhas? Essa pode ser a solução para exames de sangue

Doenças neurológicas estão ficando mais comuns; entenda

Progressos de terapias e diagnósticos mais precisos

O exame de sangue para DFT, ELA e PSP deve ser aplicado primeiro em pesquisas e desenvolvimento de terapias para as doenças. Depois, os pesquisadores acreditam que também poderá ser utilizado para detectar as condições de forma rápida e não invasiva.

As doenças neurológicas do tipo genético são as poucas em que é possível ter certeza do diagnóstico. Essa técnica vai permitir o mesmo nível de precisão durante a vida do paciente, mesmo quando não for o caso.

A longo prazo, considero realista que esses biomarcadores [proteínas tau e TDP-43] também sejam usados ​​para diagnóstico na rotina médica. Seria particularmente importante para determinar como se desenvolvem ao longo do curso de uma doença, e quão cedo eles surgem no curso da doença

Anja Schneider, líder da pesquisa, para o Medical Xpress

O estudo completo foi publicado na revista científica Nature Medicine.

O post Exame de sangue promete facilitar diagnóstico de doenças neurológicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Trump divulga vídeo de IA em que joga fezes em manifestantes enquanto veste coroa

Som de cinema em casa: JBL Cinema SB180 vem com subwoofer sem fio potente

MacBook Pro pode ganhar tela touchscreen em 2026