A Intel anunciou que o CEO Lip-Bu Tan ficará responsável pelo setor de inteligência artificial da fabricante de chips após a saída do diretor de tecnologia da empresa para a OpenAI. O executivo Sachin Katti integrava a equipe desde janeiro, quando a companhia iniciou uma grande reorganização de gestão focada em IA, segundo a Reuters.
“Agradecemos a Sachin por suas contribuições e desejamos-lhe tudo de bom. Lip-Bu liderará os Grupos de IA e Tecnologias Avançadas, trabalhando em estreita colaboração com a equipe”, disse a Intel em comunicado. “A IA continua sendo uma das maiores prioridades estratégicas da Intel, e estamos focados em executar nosso roteiro de tecnologia e produtos em cargas de trabalho de IA emergentes.”
Na OpenAI, Katti ficará responsável por “projetar e construir nossa infraestrutura de computação, que impulsionará nossa pesquisa em inteligência artificial geral e ampliará suas aplicações para beneficiar a todos”, segundo uma publicação do presidente da OpenAI, Greg Brockman, no X.

Na Intel, o vice-presidente sênior era responsável por liderar a estratégia geral de inteligência artificial da empresa e o roteiro de produtos de IA, bem como o Intel Labs, o relacionamento da companhia com os ecossistemas de startups e desenvolvedores e o NEX (Network and Edge Group).
Instabilidade
A Intel tem passado por dificuldades estruturais e financeiras já há alguns anos. A empresa americana ficou para trás na corrida dos chips de IA pós-ChatGPT que impulsionou a ascensão da Nvidia. Também falhou em seguir seu cronograma de lançamentos. E no ano passado precisou lidar com a onda de instabilidade que assolou seus processadores.
O cenário instável contribuiu para a saída de diversos executivos desde que Tan assumiu o cargo em março. E a Casa Branca, sob a presidência de Donald Trump, tem buscado maneiras de dar fôlego à companhia. Recentemente, a Intel anunciou que recebeu US$ 5,7 bilhões do governo — parte de um acordo que prevê 10% de participação na empresa.
O grande desafio da marca é a concorrência interna: a Intel ainda não conseguiu projetar um chip de IA para data centers capaz de rivalizar com produtos da Nvidia fabricados pela TSMC de Taiwan.

Leia mais:
- Intel surpreende investidores… mas ainda enfrenta uma grande dúvida
- OpenAI pressiona Casa Branca, mas nega buscar ‘resgate’ do governo; entenda
- Microsoft admite perdas bilionárias e detalha investimento na OpenAI
Talentos
Katti trabalhou para a Intel por quatro anos e liderou também o grupo de redes sob a gestão do ex-CEO Pat Gelsinger, que se aposentou após 40 anos na companhia. O executivo foi promovido por Tan a diretor de IA em abril, quando reorganizou a estrutura de liderança da empresa. Antes disso, Katti foi professor de engenharia elétrica e ciência da computação em Stanford por quase 15 anos.
Ele possui doutorado em engenharia elétrica e ciência da computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e bacharelado em engenharia elétrica pelo Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim (IIT Bombay).

Com a saída do diretor, Naga Chandrasekaran, que dirigia a subsidiária de manufatura da Intel, ganhará mais funções no relacionamento de clientes externos. Em setembro, Tan também anunciou a contratação de Kevork Kechichian, ex-executivo da Arm, para administrar a unidade de data center da Intel.
O post Executivo troca Intel por OpenAI para chefiar pesquisas em IA apareceu primeiro em Olhar Digital.
