Home Variedade Exército e FAB lançam o maior míssil do Brasil na Amazônia

Exército e FAB lançam o maior míssil do Brasil na Amazônia

by Fesouza
6 minutes read

Em um exercício conjunto, o Exército e a Força Aérea Brasileira lançaram uma das armas mais poderosas do mundo na Serra do Tucano, em Boa Vista (RR). O sistema Astros tem um alcance de até 90,2 km por foguete e 300 km com o Míssil Tático de Cruzeiro, considerado o mais avançado do país.

A demonstração fez parte da Operação Atlas, um treinamento anual das Forças Armadas, e tinha como objetivo simular um cenário real de combate na região amazônica, área fundamental para defesa territorial. “O Astros reafirma a capacidade estratégica do Brasil de responder com vigor a ameaças em profundidade”, diz um comunicado.

O sistema foi transportado para o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva em julho, combinando transporte rodoviário e fluvial, com passagem por Brasília (DF), Palmas (TO), Belém (PA) e Manaus (AM), até alcançar Boa Vista — um trajeto de cerca de 4.500 km.

sistema astros
Astros pode ser usado para Artilharia de Campanha e Defesa de Costa e Litoral (Imagem: Ministério da Defesa)

Idealizado em 2020, o Astros pretende equipar forças terrestres com mísseis táticos de elevada precisão e letalidade, apoiado por foguete guiado e viaturas lançadoras. O projeto foi pensado para aumentar a interoperabilidade do Exército com a Marinha e a Força Aérea.

É referência mundial em sua classe, sendo o único sistema capaz de lançar foguetes, foguetes guiados, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro táticos, de diferentes calibres, a partir de uma mesma plataforma, a distâncias entre 9 e 300 km, de acordo com a Avibras Indústria Aeroespacial. O Astros pode ser usado para Artilharia de Campanha e Defesa de Costa e Litoral.

Trabalho conjunto

Em março, a Marinha e a FAB demonstraram pela primeira vez a capacidade do KC-390 Millennium de transportar o sistema Astros, que pesa 24 toneladas, acoplado ao míssil antinavio MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície). O voo comprovou como é possível posicionar o Astros em qualquer local do território nacional em até 24 horas.

“Além da velocidade no deslocamento, o KC-390 tem capacidade de operar em pistas não preparadas, o que significa que pode pousar em regiões remotas e estratégicas. Isso amplia as possibilidades de emprego da artilharia de foguetes, que pode ser usada em qualquer ponto do Brasil em um curto espaço de tempo”, explicou a FAB.

lanca astros
Sistema equipa forças terrestres com mísseis táticos de elevada precisão e letalidade (Imagem: Ministério da Defesa)

O KC-390 Millennium é um cargueiro estratégico com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, incluindo veículos pesados, equipamentos e até mesmo cargas humanitárias, sendo capaz de realizar diversas missões, como transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, entre outras. 

Leia Mais:

Grande mobilização

A terceira fase da Operação Atlas, dedicada aos exercícios de terreno, teve início em 2 de outubro e se estende até o dia 11, abrangendo os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Essa etapa mobiliza cerca de 10 mil militares das três Forças, que colocam em prática operações táticas em campo, com atividades integradas em ambientes terrestre, fluvial, marítimo e aéreo.

exercicio atlas (1)
Terceira fase da Operação Atlas mobiliza cerca de 10 mil militares das três Forças (Imagem: Ministério da Defesa)

Na demonstração do Astros, o exercício mobilizou uma aeronave A-29 Super Tucano da FAB, viaturas blindadas do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, obuseiros capaz de alcançar 30 km com munição assistida, além de carros de combate Leopard 1A5, dotados de sistemas avançados de estabilização e imagem termal, capazes de engajar alvos a até 4 km, mesmo em movimento e com mais de 95% de precisão.

O post Exército e FAB lançam o maior míssil do Brasil na Amazônia apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment