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Existem diferenças entre caminhonete, caminhoneta e picape?

by Fesouza
6 minutes read

Se você já tentou comprar um carro com caçamba, ou mesmo um SUV mais robusto, pode já ter se deparado com uma confusão de palavras. Você procura uma “picape“, o vendedor fala “caminhonete” e, no documento do seu SUV, aparece “caminhoneta”.

A confusão é geral, e o uso popular misturou tudo no mesmo balaio. Mas, para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a diferença não é só uma questão de “E” ou “A”: ela é muito clara, está na lei e afeta diretamente a sua vida no trânsito, especialmente nos limites de velocidade.

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Tem diferença entre caminhonete, caminhoneta e picape?

Sim, e a diferença é técnica e legal. O que chamamos popularmente de “picape” é, na verdade, uma “caminhonete” para a lei, enquanto o seu SUV é uma “caminhoneta”.

Vamos desvendar cada termo.

Picape (ou Pickup)

“Picape” nada mais é do que o nome popular, o apelido vindo do inglês “pickup truck”.

Não é uma classificação oficial no Brasil, mas sim o nome que usamos para descrever o tipo de carroceria: um veículo que tem uma cabine para passageiros (seja ela simples, estendida ou dupla) e uma área de carga aberta atrás, a famosa caçamba.

  • Exemplos práticos: Fiat Strada, Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux.
Existem diferenças entre caminhonete, caminhoneta e picape?
Ford (Imagem: Divulgação)

Caminhonete (com “e”): O veículo de carga

Aqui começa a definição legal. Se você pegar o documento (CRLV) de qualquer picape, como uma Hilux ou uma Fiat Toro, no campo “Espécie/Tipo” você encontrará: CAMINHONETE.

De acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “caminhonete” é um veículo destinado ao transporte de carga com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg.

A característica matadora aqui é que a área de carga (a caçamba) é um compartimento separado da cabine dos passageiros.

  • Exemplos práticos (legais): todas as picapes. Da pequena Fiat Strada à gigante Ram 1500 (que ainda se enquadra no PBT).
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Fiat Strada (Imagem: Divulgação)

Caminhoneta (com “a”): O veículo misto (o seu SUV)

Esse é o termo que o CTB usa para o que hoje o marketing chama de SUV (Sport Utility Vehicle).

O CTB define “caminhoneta” como um “veículo destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento”.

Pense em um Jeep Compass ou um Chevrolet Tracker: o porta-malas (área de carga) e o banco traseiro (passageiros) estão dentro do mesmo “casco” do carro. Se você rebater os bancos, o espaço se torna um só. O mesmo vale para as antigas “peruas” (station wagons), como a Fiat Weekend ou a VW Parati.

  • Exemplos práticos (legais): Jeep Renegade, Toyota SW4, Hyundai Creta e VW T-Cross.
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Jeep Renegade (Imagem: Divulgação/Jeep)

Quais as consequências dessa diferença?

Ok, mas por que essa confusão de nomes importa no mundo real? Por duas razões principais:

  1. Limite de Velocidade: essa é a consequência mais importante. Em muitas rodovias brasileiras, as “caminhonetes” (picapes/carga) têm um limite de velocidade menor do que o dos “automóveis” e “caminhonetas” (SUVs/passageiros). Não é raro ver placas indicando 110 km/h para “automóveis e caminhonetas” e 90 km/h para “caminhões e demais veículos”. A sua picape (caminhonete) entra nesses “demais veículos”. Andar a 110 km/h com uma picape onde o limite para ela é 90 km/h pode render uma multa por excesso de velocidade.
  2. CNH (Habilitação): para a maioria dos motoristas, não muda nada. Tanto as caminhonetes (picapes) quanto as caminhonetas (SUVs), desde que não ultrapassem 3.500 kg de PBT e 8 lugares (além do motorista), exigem apenas a Categoria B. Se a picape passar desse peso (ex: Ram 2500), ela vira “caminhão” e exige Categoria C.
  3. Motorização a diesel: a legislação brasileira historicamente restringe o uso de motores a diesel em veículos de passeio (“caminhonetas”/SUVs). Contudo, a lei abre exceções para veículos com tração 4 x 4 e reduzida ou, no caso das “caminhonetes”/picapes, com capacidade de carga superior a 1.000 kg. É por isso que todas as picapes médias têm versão a diesel, mas apenas alguns SUVs (como o Compass 4×4) podem ter esse motor.

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