Uma mudança repentina no tempo pegou de surpresa turistas e moradores de Granada, no sul da Espanha, neste final de semana. Segundo meteorologistas, um fenômeno climático pouco comum foi responsável pelo episódio.
Conhecido como reventón térmico, o que poderia ser traduzido para estouro térmico ou explosão de calor, ele causou a disparada das temperaturas em poucos minutos. Além disso, provocou fortes rajadas de vento na região.

Milhares de pessoas fugiram da beira da praia
- Segundo reportagem do jornal El País, o fenômeno climático foi registrado em três municípios da chamada Costa Tropical da Espanha: Motril, Salobreña e Torrenueva.
- Em poucos minutos o vento se intensificou, chegando a 86 km/h em algumas regiões, e a temperatura disparou para 40,1°C.
- Cerca de cinco mil pessoas tiveram de deixar a orla das praias.
- Equipes de emergência foram mobilizadas para resgatar sete pessoas no mar durante o fenômeno.
- Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
- A ‘explosão de calor’ coincidiu com o dia mais quente do ano na região.
- No total, 239 estações meteorológicas da Espanha marcaram temperaturas iguais ou superiores a 40ºC neste domingo (17).
Leia mais
- Nem a terra do Papai Noel está imune ao calor extremo na Europa
- Calor extremo: Japão registra temperatura recorde
- Como as mudanças climáticas afetam nosso cérebro?
Momento de huida de la playa ante los fuertes vientos… (@lu020405) pic.twitter.com/qE8rFZGH1C
— tiempo en Granada (@Granada_Meteo) August 17, 2025
O que é o reventón térmico?
De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET), o fenômeno acontece quando uma corrente de ar frio desce rapidamente, atravessa uma camada de ar quente e seco e, ao chegar perto da superfície, se aquece de forma brusca. Esse processo gera um aumento repentino da temperatura de mais de 5ºC, além de ventos fortes.
Os meteorologistas explicam que o reventón térmico pode acabar sendo confundido com um tornado. No entanto, ele não está ligado a rotação de nuvens, e sim com correntes descendentes associadas a tempestades.

Existem dois tipos de ‘explosão de calor’: o seco, quando não há chuva (e o que foi registrado em Granada), e o úmido, quando a precipitação chega ao solo. Ambos são considerados muito perigosos, uma vez que chegam sem aviso e afetam áreas com grande concentração de pessoas, como praias. Os fortes ventos também dificultam a navegação de pequenas embarcações.
O post ‘Explosão de calor’ faz temperatura disparar e causa ventos de quase 100 km/h na Espanha apareceu primeiro em Olhar Digital.