Já disponível nos cinemas brasileiros, F1: O Filme conta a história de Sonny Hayes, um piloto talentoso, mas que abandona o automobilismo após um acidente. 30 anos depois, ele tem a chance de retornar à categoria para ajudar o chefe da equipe APXGP, Ruben Cervantes, e no desenvolvimento do talento do promissor Joshua Pearce.
No entanto, nem tudo acontece conforme o protagonista imaginava. A volta às pistas desperta nele o desejo de vitória, e o personagem acaba virando o grande rival daquele a quem deveria transmitir conhecimentos — mesmo que os dois estejam trabalhando para a vitória da mesma equipe.
Quais história inspiraram F1: O Filme?
Enquanto a história central de F1: O Filme é fictícia, ela tem inspirações em muitos acontecimentos reais. Além disso, muitas das cenas vistas no longa-metragem foram gravadas nos mesmos circuitos em que acontece a Formula 1, o que ajudou a dar uma dose maior de realismo à produção.
- A personagem Kate McKenna foi inspirada por Bernie Collins, uma estrategista de engenharia que trabalhou para a Aston Martin;
- Sonny Hayes foi inspirado por Martin Donnely, um piloto promissor da Lotus que quase teve sua vida encerrada após um acidente;
- Em uma corrida em Jerez, na Espanha, ele foi ejetado de seu carro e ficou 11 minutos inconsciente. Ele conseguiu se recuperar e chegou a participar de uma corrida em 1993, mas nunca retomou totalmente a carreira como piloto profissional;
- Já o acidente de Joshua Pearce é inspirado por um incidente que aconteceu com Romain Grosjean em 2020 e pelo famoso incêndio que deixou marcas em Niki Lauda em 1976;
- A dinâmica entre Sonny e Joshua parece inspirada no relacionamento de Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que correram juntos pela McLaren;
- O que aumenta as chances de isso ser verdade é o fato de que Hamilton foi um dos consultores na produção do filme.
Em uma entrevista ao site oficial da Formula 1, Hamilton afirmou que muita da sua energia acabou sendo transmitida para F1: O Filme. Segundo ele, há uma linha fina que acontece em qualquer equipe, na qual corredores podem estar no mesmo time, mas sempre vão querer vencer e chegar ao primeiro lugar de um circuito.
Filme apostou no realismo
Embora F1: O Filme não traga personagens reais ou conte uma história verídica, seus criadores se preocuparam em ser bastante realistas. Tanto é que a rivalidade entre Sonny e Joshua reflete bem diversos momentos do esporte, e é possível inclusive fazer paralelos entre ela e os conflitos que Ayrton Senna e Alain Prost tiveram na McLaren.
Para garantir esse efeito, o produtor Jerry Bruckheimer garantiu a presença de muitos pilotos reais e elementos que podem ser encontrados nas pistas reais. Além de Hamilton, nomes como Fred Vasseur (Ferrari) e Toto Wolf (Mercedes) participam de algumas cenas e deram dicas de como melhorar o resultado final.
Além disso, a equipe de Bruckheimer construiu uma garagem própria e seis carros de Formula 1 modificados com a ajuda da Mercedes. Para completar, os criadores do longa-metragem tiveram que desenvolver um sistema de câmeras próprio, que se mostrou pequeno o suficiente para transmitir a sensação de como é dirigir um carro da categoria.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!