Home Variedade Facebook exclui grupo em que homens publicavam nudes das esposas sem consentimento

Facebook exclui grupo em que homens publicavam nudes das esposas sem consentimento

by Fesouza
3 minutes read

A Meta encerrou um grupo italiano no Facebook que reunia cerca de 32 mil homens compartilhando fotos de suas próprias mulheres. O espaço virtual se chamava Mia Moglie (“Minha mulher”, em português) e foi desativado após denúncias da escritora e ativista Carolina Capria e da organização No Justice No Peace. Capria expôs o caso em seu perfil no Instagram, detalhando como funcionava a comunidade online.

“Tomei conhecimento de um grupo no Facebook com 32 mil usuários, no qual membros trocam fotos íntimas de suas próprias mulheres para comentar sobre a sua aparência e dar voz às suas fantasias sexuais. As mulheres muitas vezes não sabiam que estavam sendo fotografadas para serem vítimas de um estupro virtual”, pontuou a escritora em uma publicação.

A postagem ganhou repercussão nas redes e alcançou a Meta, que foi pressionada a tomar providências. Em comunicado à agência EFE, a empresa justificou a remoção do grupo afirmando que o conteúdo violava as diretrizes da plataforma, já que promovia violência, abusos e exploração sexual.

“Se tivermos conhecimento de conteúdos que incitem à violação, podemos desativar os grupos e as contas que os publicam, e compartilhar seus dados com as autoridades policiais”, ressaltou a Meta.

Casos semelhantes em outros países

De acordo com o site Político, esse tipo de grupo tem se tornado cada vez mais comum em diferentes plataformas digitais. Um dos episódios mais recentes aconteceu na China, em um grupo do Telegram, no qual eram divulgadas imagens de mulheres fotografadas ou filmadas secretamente em espaços públicos.

Nesse grupo chinês, os membros também compartilhavam fotos e vídeos de companheiras atuais, ex-parceiras e até parentes do sexo feminino, reforçando um padrão de exploração e violência digital que atravessa fronteiras.

Acompanhe no TecMundo as principais notícias sobre redes sociais, segurança digital e tecnologia, e saiba como essas plataformas lidam com conteúdos nocivos online.

You may also like

Leave a Comment