A Meta anunciou, nesta terça-feira (o9), uma série de novidades para a rede social Facebook. O primeiro produto da empresa, que hoje não é o mais popular dela, vai passar por várias mudanças na forma de navegação
De acordo com a companhia, o objetivo é permitir que o usuário “encontre facilmente o que está procurando e mergulhe fundo nos interesses“. O feed principal, a busca, a formação de amizades e os Stories são as áreas mais modificadas, com mais atualizações programadas ao longo de 2026.
O que há de novo no Facebook
As alterações promovidas pela Meta à primeira vista são apenas para o aplicativo do Facebook para dispositivos móveis, sem mudanças programadas para a versão de navegadores no PC.
- A principal ideia da companhia é tornar o feed “mais simples e imersivo“, transformando o espaço em algo mais atrativo e que mantenha o usuário nele por mais tempo;
- Se você não gostou de uma sugestão do feed, basta avisar o Facebook para tornar esse tipo de conteúdo menos relevante e frequente;
- Além disso, até a interação com conteúdos mudou: um duplo toque em fotos é o suficiente para curtir a publicação, assim como no Instagram;
- O menu lateral foi redesenhado para priorizar atalhos de recursos mais usados pela comunidade, como Reels, amigos, o seu próprio perfil e o Marketplace;
- A busca será facilitada, com resultados organizados em um layout mas “imersivo” e que suporta “todos os tipos de conteúdo”. Um modo de tela cheia será testado, para que você veja fotos e vídeos mais de perto sem sair do processo de pesquisa;
- Agora, quando você posta muitas fotos, elas serão organizadas em uma grade personalizada e de fácil visualização pelos seus contatos;
- Nos Stories, a publicação ganhou ferramentas como adicionar música e marcar amigos, recursos básicos que ainda não estavam disponíveis por lá;
- Também ficou mais fácil fazer comentários na publicação de outras pessoas, usando respostas sugeridas prontas, marcações e novas ferramentas de fixação, para que conversas dentro das interações sejam fáceis de acompanhar;
- O Facebook também vai facilitar que você encontre pessoas com gostos parecidos com os seus, sugerindo a amizade entre usuários com preferências ou temas em comum;
A repaginada chega a ser uma surpresa, já que a empresa parece focada cada vez mais em inteligência artificial (IA) e no Instagram, enquanto o próprio Facebook e o metaverso parecem cada vez mais distantes da prioridade.
O próprio Facebook atualmente segue com uma alta taxa de usuários ativos, mas é mais conhecido por abrigar postagens geradas por IA e respostas que parecem até automatizadas.
Sabia que recuperar contas roubadas do Facebook e Instagram deve ficar mais fácil? Saiba mais nesta matéria!