Facebook Marketplace ganha recursos de IA e se torna mais ‘colaborativo’

A Meta anunciou nesta quinta-feira (13) diversas novidades para o Facebook Marketplace, com o objetivo de torná-lo mais atrativo para os “jovens adultos”. Entre os destaques, há a chegada de recursos de compras colaborativas, que permitem envolver os amigos na experiência de uso do serviço.

Melhorias baseadas em inteligência artificial (IA) também estão a caminho, com a promessa de auxiliar os usuários na hora de pesquisar carros, móveis, roupas e outros tipos de produtos. Além disso, mudanças no checkout agora fornecem informações mais detalhadas sobre os custos totais.

Marketplace mais social e colaborativo

Quem costuma navegar pela plataforma de compras do Facebook passa a ter a possibilidade de criar coleções e convidar os amigos para se juntarem a elas. Essas listagens podem ser marcadas como privadas ou públicas e compartilhadas por meio do feed, Messenger e WhatsApp.

  • A Meta também vai disponibilizar a função de compra em grupo, permitindo convidar contatos para se juntarem às conversas com vendedores, se envolvendo na negociação e na coordenação de retirada;
  • Os participantes poderão reagir e comentar diretamente nas listas do Marketplace, contribuindo com informações relevantes sobre os itens adicionados, ajudando outras pessoas;
  • E ao demonstrar interesse em um produto, a plataforma passará a exibir itens alinhados às suas preferências, oferecendo uma experiência personalizada;
  • Já em relação às ferramentas de inteligência artificial, vale destacar o botão “Sugestões de perguntas a serem feitas”, que aparecerá no bate-papo com vendedores.
As coleções criadas no Marketplace podem ter a participação dos seus contatos. (Imagem: Facebook/Divulgação)

Baseado na Meta AI, esse último recurso analisa a conversa e os detalhes da listagem para indicar questionamentos que podem ser feitos a quem está vendendo. Os insights de IA estarão disponíveis para várias categorias de produtos.

No caso dos carros, que representam um dos itens mais buscados no Facebook Marketplace, a inteligência artificial fornecerá resumos com dados sobre preços, opções de motores, tipo de transmissão e capacidade, entre outros detalhes. Esses insights serão exibidos ao visitar listas de veículos.

Expansão de produtos de lojas parceiras

Depois de integrar produtos do eBay e do Poshmark ao Marketplace no início do ano, o Facebook vai oferecer mais opções desses catálogos na plataforma. As listagens são marcadas com um ícone específico e incluem informações sobre os itens e o vendedor, levando o usuário à página da loja para finalizar a compra.

Outra melhoria anunciada pela Meta é a experiência de checkout aprimorada, tornando o processo de envio mais transparente. Os compradores terão acesso aos custos totais antecipadamente, incluindo impostos e frete, e receberão notificações sempre que o status da entrega mudar.

Gostou das novidades do Facebook Marketplace? Dê a sua opinião, comentando nas redes sociais do TecMundo.

Related posts

PlayStation: jogos para PS4 e PS5 com até 90% OFF na PS Store

5 ameaças que devem se tornar comuns em 2026 com o avanços das IAs

xAI teria recebido aporte bilionário; Elon Musk contesta os números