Home Variedade Facebook quer vasculhar a sua galeria de fotos para sugerir novas postagens

Facebook quer vasculhar a sua galeria de fotos para sugerir novas postagens

by Fesouza
3 minutes read

O Facebook ganhou um novo recurso inteligente que sugere postagens de imagens para usuários. Porém, essa função traz também um sacrifício em termos de privacidade: para fazer isso, a rede social precisa ter acesso a todas as fotos tiradas com a câmera do aparelho.

A ideia da Meta, dona da rede social, é permitir que um recurso movido por inteligência artificial (IA) indique fotos que estejam na sua galeria, mas foram “esquecidos” em meio à rotina ou outros conteúdos.

“Muitas pessoas capturam momentos da vida, mas raramente compartilham eles — seja por não acharem que a foto ou o vídeo é ‘compartilhável’, ou porque simplesmente não há tempo para criar algo especial”, diz o comunicado da empresa.

Como a Meta quer escolher os seus próximos posts

A ferramenta foi anunciada nesta quinta-feira (17) e, até o momento, é restrita para usuários de Estados Unidos e Canadá. Nos próximos meses, quando os testes forem expandidos, ela pode também ser disponibilizada em outras regiões.

  • A sugestão aparece na forma de uma colagem com alguns momentos especiais ou em edições realizadas com base no material original. Ela opera para publicações no feed ou em formato de Stories;
  • Apenas o usuário terá acesso às sugestões feitas pela rede social, ou seja, nenhum contato verá os conteúdos a não ser que você concorde com a publicação;
facebook-sugestão-postagens-fotos-rede-social
Como funciona a sugestão de postagem de Stories ou fotos no feed de forma automática. (Imagem: Divulgação/Meta)
  • O recurso “melhora” as fotos, oferece edições criativas e cria até pequenos clipes contendo as imagens, sem que você precise de conhecimento técnico para fazer as mudanças;
  • É possível desabilitar ou habilitar a função a qualquer momento no item “Configurações do rolo da câmera”, que fica dentro da seção de criação de um novo Story na rede social.

Até agora, não há informações de que esse tipo de sugestão surgirá também no Instagram, que é outra rede da Meta e possui conexões e possibilidade de sincronizar postagens com o Facebook.

E a minha privacidade?

De acordo com a Meta, a sugestão de postagens só começa a funcionar mediante autorização do usuário. Para fazer isso, é preciso concordar com os termos de uso, quando elas aparecerem na sua tela, ou então ativá-las dentro das configurações de privacidade da plataforma.

Além disso, a companhia garante que ela não vai utilizar todo o conteúdo da sua câmera para treinar modelos de linguagem da Meta AI, que é a plataforma de IA da companhia. Por outro lado, caso você compartilhe ou edite o material usando ferramentas da Meta AI, isso significa também a autorização para a coleta da imagem.

Sabia que a IA já começou a impactar contratações feitas por bancos nos EUA? Saiba mais sobre o tema nesta matéria!

You may also like

Leave a Comment