Fala AI: Meta colocou uma ‘pimenta’ na batalha das IAs

Nesta terça-feira (23), a Meta anunciou a Llama 3.1, a inteligência artificial mais poderosa da empresa até o momento. A big tech até comparou alguns parâmetros da Llama 3.1 com outras IAs, incluindo as da OpenAI. 

O colunista do Olhar Digital, Roberto Pena Spinelli, que é físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial, explicou o que esse lançamento representa para a corrida no setor. 

A diferença é que os da Meta são open source, são de código aberto. Ela disponibiliza para todo mundo que quiser baixar os parâmetros do modelo que é realmente, digamos, o cérebro, as conexões do modelo que permite que o que pessoas empresas, quer dizer, pessoas não vão conseguir rodar porque é um modelo tão grande que precisa de supercomputadores. […] Mas claro, empresas podem rodar, elas tem data centers. A vantagem é que com um modelo desse, você baixa o modelo e roda local, você não precisa levar os seus dados para a internet, você roda localmente. Então tem uma questão válida de você não ter a possibilidades de vazar seus dados. 
Roberto Pena Spinelli

A coluna Fala AI é exibida toda terça-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe! 

O post Fala AI: Meta colocou uma ‘pimenta’ na batalha das IAs apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Entenda o final divisivo de Casa de Dinamite, filme bombando na Netflix

Comando Vermelho usa apps de mensagem para divulgar torturas, aponta investigação

Cientistas acham mais de mil “covas” no fundo do mar da Antártida