Esta semana está sendo cheia no mundo da tecnologia.
Para começar, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aplicar tarifas “substanciais” a países que, segundo ele, atacam as empresas de tecnologia dos Estados Unidos. A medida seria uma resposta a impostos e legislações digitais que afetam as gigantes americanas. Será que sobra para o Brasil?
O cenário da inteligência artificial também está mudando. Especialistas acreditam que, depois de três anos do ‘boom’ da tecnologia, os avanços no setor começaram a desacelerar. Um exemplo é o GPT-5, que prometeu muito, mas não conseguiu agradar os usuários.
E o consumo de energia da IA voltou à tona, com um estudo do Google que desafiou as estimativas sobre a pegada de carbono do Gemini. A pesquisa disse que o consumo por prompt é bem menor do que se imaginava. Mas será mesmo?
Todos esses temas são assunto da coluna Fala AI desta semana, com Roberto Pena Spinelli, físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial. Confira!
O post Fala AI: Trump defende big techs, Google mede IA e o futuro da tecnologia em xeque apareceu primeiro em Olhar Digital.