A SpaceX recebeu autorização para retomar lançamentos tripulados para a NASA após a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) liberar o foguete Falcon 9 para voltar a voar. A decisão foi anunciada na sexta-feira (6), encerrando uma suspensão de quatro dias motivada por um problema técnico no estágio superior do veículo.
Com a liberação, a missão Crew-12 teve o lançamento confirmado para quarta-feira, 11 de fevereiro, a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. A decolagem está prevista para 6h01 (horário do leste dos EUA), levando quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) em uma cápsula Crew Dragon, batizada de Freedom.
Falcon 9 volta a voar após investigação da FAA
O Falcon 9 havia sido temporariamente impedido de operar após um incidente ocorrido em 2 de fevereiro, durante o lançamento de 25 satélites Starlink a partir da Califórnia. Na ocasião, o estágio superior do foguete colocou as cargas úteis em órbita baixa da Terra conforme o planejado, mas não conseguiu realizar a queima de desorbitação prevista, o que levou à reentrada descontrolada do corpo do foguete na atmosfera.
Segundo a FAA, este foi o quarto problema envolvendo o estágio superior do Falcon 9 em 19 meses. Um dos episódios anteriores não resultou em investigação formal, enquanto outros dois levaram a apurações que mantiveram o foguete fora de operação por cerca de duas semanas cada. Desta vez, o processo foi concluído em prazo menor.
Em comunicado oficial, a FAA informou que acompanhou e aceitou os resultados da investigação conduzida pela SpaceX. O relatório final apontou como causa provável a falha de ignição do motor do segundo estágio antes da queima de desorbitação. A empresa indicou a adoção de medidas técnicas e organizacionais para evitar a repetição do problema, permitindo a liberação do veículo para novos voos.
Leia mais:
- No radar da NASA: veja quando passam 6 asteroides “potencialmente perigosos” em 2026
- NASA criou o açúcar sem calorias, mas por que ele nunca chegou ao mercado?
- Reator nuclear na Lua? Entenda qual a motivação da NASA
Missão Crew-12 leva quatro astronautas à ISS
A Crew-12 transportará Jessica Meir e Jack Hathaway, da NASA, o cosmonauta Andrey Fedyaev e Sophie Adenot, da Agência Espacial Europeia (ESA). O grupo deve permanecer cerca de nove meses a bordo da estação espacial.
Com a chegada da nova tripulação, a ISS voltará a operar com seu contingente padrão de sete pessoas. Desde 15 de janeiro, a estação vinha sendo ocupada por apenas três astronautas, após a partida antecipada da missão Crew-11.
O retorno do grupo da Crew-11 ocorreu um mês antes do previsto, marcando a primeira evacuação médica da história da ISS. A NASA não divulgou a identidade do astronauta afetado nem detalhes sobre o problema de saúde, citando questões de privacidade.
O post Falcon 9 é liberado e SpaceX confirma lançamento da Crew-12 apareceu primeiro em Olhar Digital.