FedEx encerra serviço de transporte doméstico no Brasil; entenda

A FedEx vai encerrar o serviço de entregas domésticas no Brasil. A decisão foi comunicada a clientes e parceiros nesta quarta-feira (7) e prevê um processo de transição gradual que deve se estender por cerca de 30 dias.

Apesar do fim das operações domésticas, a empresa continuará atuando no país com foco no transporte internacional e em serviços de supply chain, incluindo soluções de POS, como máquinas de cartão.

“Como parte dos nossos esforços contínuos para fortalecer a rede global da FedEx e responder proativamente às dinâmicas do mercado, decidimos concentrar nossas operações no Brasil no transporte internacional — tanto aéreo quanto rodoviário — e em serviços de supply chain, incluindo POS (máquinas de cartão de crédito)”, afirmou a companhia em comunicado. “Essas áreas continuam sendo essenciais para conectar nossos clientes no Brasil e nos mercados globais”, completou.

A Fedex vai encerrar o transporte doméstico no Brasil. (Fonte: Sundry Photography/Getty Images)

Segundo a FedEx, o processo de encerramento das operações domésticas deve durar aproximadamente 30 dias. As coletas nacionais continuarão sendo realizadas até 6 de fevereiro de 2026, e todas as entregas já contratadas serão concluídas dentro dos prazos acordados.

Durante esse período, a empresa garante que o suporte operacional e o atendimento ao cliente serão mantidos normalmente. No comunicado, a FedEx também reforçou estar “totalmente comprometida com o cumprimento de todas as obrigações contratuais e com a prestação de um serviço confiável aos seus clientes”.

Histórico da FedEx no Brasil

A FedEx atua no Brasil desde 1989, quando entrou no mercado nacional por meio da aquisição da Flying Tigers, empresa especializada em transporte aéreo. Naquele momento, a operação estava restrita a serviços internacionais, em linha com a estratégia de expansão da companhia na América Latina, Oriente Médio e Ásia.

O transporte doméstico passou a fazer parte do portfólio apenas em 2012, com a compra da Rapidão Cometa, então uma das maiores operadoras logísticas do país. A aquisição incorporou à FedEx cerca de 17 mil clientes, 770 veículos, 145 centros de distribuição e aproximadamente nove mil funcionários.

Quer acompanhar os impactos dessa decisão no mercado logístico e outras movimentações de grandes empresas no Brasil? Acompanhe o TecMundo no site e siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nenhuma atualização.

Related posts

Tchau, Ballie: Samsung não vai mais lançar robô doméstico bolinha

ChatGPT Health da OpenAI é confiável para ler exames? Assista ao Sem Manual desta sexta (9)

Comece o ano de Nike: até 50% OFF em seleção especial na Netshoes