Conhecido por ser palco da estreia de filmes que ganham diversos prêmios internacionais, o Festival de Veneza marcou a estreia oficial de The Wizard of the Kremlin, um novo drama político protagonizado por Jude Law. E, se depender da recepção inicial ao projeto, ele tem chances de virar um dos maiores fenômenos do ano.
Segundo a Variety, a primeira exibição do longa-metragem com tema polêmico resultou em 10 minutos de aplausos após sua exibição. Parte disso pode ser explicada pelo fato de ele tratar da história de Vladimir Putin, atual presidente da Rússia que é conhecido como uma figura poderosa e que não teme em eliminar seus adversários.
Sobre o que é The Wizard of the Kremlin?
Dirigido por Olivier Assayas, que cuidou dos roteiros junto com Emmanuel Carrère, The Wizard of the Kremlin é um longa-metragem que mistura fatos com eventos ficcionais. Ele segue a história de Vadim Baranov (Paul Dano), um produtor de reality TV que se vê cuidando da publicidade de um ex-agente da KBG, interpretado por Jude Law.
- O agente é ninguém menos que Vladimir Putin, que é visto como um político em ascensão no momento em que a trama se passa;
- O filme tem como palco o final dos anos 1990, durante os anos finais da União Soviética;
- O longa-metragem é uma adaptação do livro de mesmo nome, publicado por Giuliano da Empoli em 2022;
- Apesar de The Wizard of the Kremlin ser uma ficção, ele chama a atenção por tratar de uma figura controversa que continua presente nos noticiários;
- Além de continuar empreendendo uma campanha militar contra a Ucrânia, Putin é conhecido como uma figura próxima ao ciclo de influência de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.
Na época em que o longa-metragem foi anunciado, Assayas afirmou que seu objetivo era mostrar como o cinema também ajuda a escrever a história. “É drama; é ação; é sobre tentar dar sentido ao caos que está transformando nosso mundo das formas mais estranhas e perturbadoras possíveis”, explicou.
Quando o filme chega aos cinemas?
Segundo a Variety, embora o papel de Dano tenha destaque em The Wizard of the Kremlin, foi a atuação de Jude Law que mais recebeu aplausos em Veneza. O ator esteve presente junto ao restante do elenco no festival, e foi recebido com entusiasmo pela audiência que acompanhou a exibição do longa-metragem.
Além dos dois atores, o longa-metragem também dá destaque a Alicia Vikander, que interpreta Ksenia, o interesse romântico de Baranov. Segundo a BBC, embora a figura de Putin chame a atenção quando aparece em tela, o filme não é necessariamente sobre ele — mas sim sobre o homem que o transformou em uma figura midiática e reforçou sua presença como uma pessoa forte e destemida.
Apesar dos aplausos em Veneza, The Wizard of the Kremlin está sendo duramente criticado em reviews e só tem 43% de aprovação no Rotten Tomatoes. O longa-metragem deve chegar a um público mais amplo no dia 21 de janeiro de 2026 na França, mas ainda não tem data confirmada no Brasil.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!