Fim da novela do TikTok? Trump diz que a venda está praticamente fechada

A novela do TikTok nos Estados Unidos pode, enfim, chegar ao fim. O presidente Donald Trump revelou na sexta-feira que começará a conversar com a China já no início da semana sobre um possível acordo para a venda da rede social.

O republicano se mostrou otimista e disse que o negócio está “praticamente” fechado.

ByteDance já havia confirmado a negociação (Crédito: Mamun_Sheikh – Shutterstock)

TikTok pode ser vendido nos EUA – mas ainda há um passo até lá

Trump falou com repórteres no Air Force One. Conforme repercutido por sites como Reuters e The Guardian, o presidente americano disse que começará a conversar com a China sobre a venda da operação do TikTok nos Estados Unidos na segunda ou terça-feira.

Ele se mostrou otimista, dizendo que os EUA têm “praticamente” um acordo. Quando questionado diretamente se está confiante, ele destacou seu bom relacionamento com Xi Jinping, presidente da China.

Não estou confiante, mas acredito que sim. O presidente Xi e eu temos um ótimo relacionamento, e acho que isso é bom para eles. Acho que o acordo é bom para a China e é bom para nós.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

Vale lembrar que, mesmo que os EUA cheguem a um acordo com um comprador, a venda precisa da aprovação da ByteDance (empresa controladora do TikTok) e da China.

Trump já se posicionou a favor da manutenção do TikTok nos EUA mais de uma vez (Imagem: Chip Somodevilla/Shutterstock)

TikTok já tem comprador definido

No início da semana, Trump já havia revelado que tem um comprador definido para o TikTok: “um grupo de pessoas ricas”. Ele não chegou a dar detalhes, mas prometeu revelar a identidade dessas pessoas em cerca de duas semanas.

A ByteDance confirmou uma negociação em andamento.

Uma reportagem da Bloomberg descobriu quem são os possíveis compradores: um grupo de investidores da Oracle, Blackstone e da a16z. A informação não foi confirmada pelo executivo. Saiba mais sobre cada uma das empresas que pode adquirir o TikTok neste link.

TikTok tem até setembro para ser vendido nos EUA (Imagem: Sidney de Almeida/Shutterstock)

Leia mais:

Relembre a novela do TikTok nos Estados Unidos

  • O TikTok foi banido dos Estados Unidos e ficou um dia fora do ar, em 19 de janeiro. A suspeita era de violação de privacidade com dados de cidadãos estadunidenses e preocupação com a segurança nacional;
  • Assim que Trump assumiu o cargo de presidente, em 20 de janeiro, permitiu que a rede social voltasse a funcionar;
  • No entanto, a operação nos EUA teria que ser vendida para alguma empresa norte-americana, saindo das mãos da ByteDance;
  • Desde então, o TikTok tem sido cortejado por várias companhias interessadas, mas nenhum contrato foi realmente fechado;
  • O primeiro prazo para venda terminou em abril, sem resolução. Desde então, Trump assinou duas novas ordens de extensão do prazo, que agora vai até setembro;
  • O presidente americano já afirmou ter um “carinho especial pelo TikTok” e que está disposto a salvá-lo no país.

O post Fim da novela do TikTok? Trump diz que a venda está praticamente fechada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por que a Microsoft demitiu tanta gente se o Xbox está dando lucro?

Brics: Lula defende regras compartilhadas para inteligência artificial

WhatsApp: 10 funções escondidas que talvez você não conhecia