A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quarta-feira (17) que, a partir de 2029, o Oscar será transmitido exclusivamente pelo YouTube. Será a primeira vez que a cerimônia não terá transmissão televisiva.
Até agora, o Oscar era transmitido principalmente pelo canal a cabo ABC, que terá direito à exibição até a 100ª edição.
Film’s biggest night is headed to @YouTube, starting 2029. pic.twitter.com/5ckm1JyBC7
— The Academy (@TheAcademy) December 17, 2025
E o Oscar vai… para o YouTube!
O acordo divulgado pela Academia estabelece que o YouTube terá os direitos de exibição do Oscar a partir de 2029, na 101ª edição, até 2033.
Além da cerimônia principal, a plataforma de vídeos será o canal oficial dos bastidores da premiação, do anúncio dos indicados, do almoço dos concorrentes, do Governors Awards (cerimônia de entrega do Oscar Honorário e outros prêmios de homenagem) e outros eventos associados à Academia.
Segundo a instituição, o acordo com o YouTube vai “tornar o Oscar acessível ao crescente público global” por meio de recursos e áudio em diversos idiomas.
A Academia é uma organização internacional, e essa parceria nos permitirá expandir o acesso ao trabalho da Academia para o maior público mundial possível — o que será benéfico para nossos membros da Academia e para a comunidade cinematográfica. Essa colaboração aproveitará o vasto alcance do YouTube e infundirá o Oscar e outros programas da Academia com oportunidades inovadoras de engajamento, ao mesmo tempo que honramos nosso legado.
Bill Kramer, CEO da Academia, e Lynette Howell Taylor, presidente da Academia
Fim de uma era na TV
Até agora, o Oscar era transmitido pelo canal a cabo americano ABC, que já exibiu 60 edições da cerimônia. O canal seguirá com os direitos de exibição até 2028.
Como lembrou a Associated Press, com a migração da premiação para o YouTube, será a primeira vez que as quatro cerimônias do ramo das artes – Oscar (cinema), Grammy (música), Emmy (TV) e Tony (teatro) – abandonarão completamente a transmissão televisiva.
No comunicado, a Academia diz que o YouTube tem 2 bilhões de espectadores em todo o mundo. Em comparação, o Oscar na ABC foi assistido por 19,7 milhões de telespectadores.
Brasil no Oscar 2026!
O Brasil apareceu cinco vezes na pré-lista de indicados do Oscar 2026:
- “O Agente Secreto” apareceu entre os pré-selecionados na categoria de Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco;
- O curta-metragem “Amarela” está na categoria Melhor Curta-Metragem;
- O documentário “Apocalipse nos Trópicos” foi pré-selecionado na categoria Melhor Documentário;
- O filme “Sonhos de Trem” apareceu na categoria de Melhor Fotografia. O diretor de fotografia é o brasileiro Adolpho Veloso.
O anúncio dos indicados acontece no dia 22 de janeiro. A cerimônia do Oscar é no dia 15 de março.
O post Fim de uma era: Oscar será transmitido exclusivamente pelo YouTube a partir de 2029 apareceu primeiro em Olhar Digital.