Anos atrás, quando o Android era um sistema operacional bastante fragmentado em termos de aparência e funcionalidade, um tipo de aplicativo se tornou especialmente popular. São os launchers, que alteram a aparência da interface e fazem modificações em outros recursos de tablets e smartphones.
De todas as ferramentas lançadas, uma delas se destacou e segue até hoje popular na Google Play Store: o Nova Launcher. Porém, mudanças a nível corporativo e a saída de um executivo importante para o projeto agora colocam o futuro do serviço em dúvida.
Na última sexta-feira (6), o desenvolvedor Kevin Barry, que é o criador original do Nova Launcher e trabalhava na equipe até hoje, confirmou que deixou o projeto em definitivo. Em uma mensagem no site original do projeto, ele agradeceu o apoio da comunidade e explicou os motivos da saída.
Segundo o executivo, a atual dona do Nova Launcher, uma empresa chamada Branch, decidiu encerrar o desenvolvimento de uma versão open-source do aplicativo. Barry estava trabalhando nela já há algum tempo, inclusive com base em confirmações do CEO da Branch de que o código do aplicativo seria disponibilizado ao público em algum momento.
Na mensagem, ele diz que a companhia pediu a ele para “encerrar o trabalho no Nova Launcher e nos esforços de abertura do código”, o que possivelmente significa que o launcher não terá mais suporte como um todo e pode até deixar de existir. Até o momento, a Branch não se manifestou sobre o caso.
O legado do Nova Launcher
- Com mais de 100 milhões de downloads na Google Play Store, o Nova Launcher é um substituto para a tela inicial e a bandeja de apps de um dispositivo móvel com Android. Ele ajudou muitos usuários insatisfeitos com a skin original de tablets e smartphones, além de permitir maior personalização do visual;
- O Nova Launcher não é atualizado na loja digital desde maio de 2024, o que reforça que o projeto não tinha mais prioridade na Branch — uma companhia de análise de dados que adquiriu o produto dois anos antes, já com esse tipo de aplicativo em baixa na plataforma;

- Atualmente, há uma padronização maior no visual das telas iniciais e dos ícones para aparelhos Android. Além disso, é possível adicionar ícones, widgets e outros elementos de design e navegação com maior facilidade nativamente hoje em dia;
- Essa é uma experiência única para usuários de celulares de marcas como Samsung, Asus, LG, Motorola e Xiaomi, entre outras: o iPhone, o controle mais rígido da Apple em relação à interface do sistema operacional iOS não permite a existência de aplicativos desse formato.
Comunidades em canais como Discord e Reddit protestaram contra a decisão de encerrar a liberação do código do Nova Launcher, algo que permitiria que outros desenvolvedores continuassem o trabalho por conta para manter o aplicativo vivo. Um abaixo-assinado online também foi criado solicitando a continuidade do projeto.
Você chegou a usar o Nova Launcher ou outro aplicativo dessa categoria em tablets ou smartphones? Conte a sua experiência para a gente nas redes sociais do TecMundo!