Fim do suporte do Windows 10 impulsiona vendas de PCs Lenovo e Apple, aponta pesquisa

As vendas globais de computadores aumentaram 8,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento, segundo levantamento da Counterpoint publicado em 22 de outubro, foi impulsionado principalmente pelo fim do suporte ao Windows 10, que levou muitos usuários a trocarem de máquina — e até a Apple se beneficiou do movimento.

No período, a Lenovo liderou o mercado com o maior crescimento anual entre as fabricantes, registrando um salto de 17,4% nas entregas. Já a Apple teve aumento de 14,9% nas vendas, resultado que pode estar ligado ao lançamento dos novos MacBooks equipados com o chip Apple M5.

O volume de vendas de PCs cresceu 8% no mercado internacional. (Fonte: Counterpoint/Reprodução)

De acordo com os dados, as principais fabricantes apresentaram desempenho positivo no terceiro trimestre de 2025. Confira a variação de vendas ano a ano:

  • Lenovo: +17%
  • Apple: +15%
  • Asus: +14%
  • HP: +10%

A única exceção na lista foi a Dell, que registrou queda de 1% no volume de vendas no mesmo período.

IA deve ser o próximo motor de crescimento

Apesar do bom momento, a Counterpoint acredita que a verdadeira transformação do setor ainda está por vir. “Embora o crescimento atual seja impulsionado principalmente pela migração de sistemas operacionais, o setor está prestes a passar por uma transformação ainda mais profunda com a ascensão dos PCs com inteligência artificial”, afirmou o analista sênior Minsoo Kang. “No entanto, essa próxima onda de crescimento ainda não se materializou completamente nos números do terceiro trimestre de 2025”, completou.

Os chamados PCs com IA, como os Copilot+ da Microsoft, representam uma nova categoria de dispositivos capazes de processar modelos generativos localmente. Apesar do potencial, o segmento ainda é recente e conta com pouca variedade de produtos disponíveis — o hardware necessário é caro e restrito a poucos modelos.

Por ora, os consumidores continuam priorizando upgrades tradicionais, como melhorias de desempenho, autonomia de bateria e atualizações de sistema. Mesmo assim, as principais fabricantes parecem dispostas a expandir suas linhas de produtos com suporte à IA, de olho em um futuro próximo no qual esses recursos podem se tornar padrão de mercado.

Quer acompanhar tudo sobre o futuro dos PCs e da inteligência artificial? Continue de olho no TecMundo para mais análises, notícias e tendências do mundo da tecnologia.

Related posts

One Piece anuncia grande mudança no anime que acaba com tradição de quase 30 anos

Jogos do PS Plus Essential de novembro são revelados! Confira a lista completa

A inteligência artificial não nasceu ontem — e é por isso que ela está mudando tudo