A Amazon Web Services (AWS), divisão em nuvem da Amazon, anunciou nesta terça-feira (2) o DevOps Agent, uma ferramenta de inteligência artificial que detecta a causa de problemas técnicos responsáveis por interrupções.
Na prática, a tecnologia diminui o tempo de inatividade e investigação no caso de um apagão, tornando a recuperação mais rápida.
Ferramenta da AWS detecta causa dos apagões
O DevOps Agent é uma ferramenta de IA que prevê a causa de problemas técnicos usando tecnologias de terceiros, como o Datadog e o Dyantrace (plataformas de monitoramento de softwares e operações). Já os modelos de IA que alimentam a plataforma são da própria Amazon e de outros fornecedores.
A tecnologia foi criada para ajudar empresas a identificar mais rapidamente as causas de uma interrupção. Isso diminui o tempo até que o apagão seja notado e que engenheiros entrem em ação para descobrir o motivo. Também ajuda a implementar correções agilmente, reduzindo o tempo que o serviço fica instável ou até fora do ar.
Ou seja, em vez de esperar que os funcionários de plantão notem que há um problema e descubram o motivo, o DevOps Agent já fornece a origem do erro e acione os agentes responsáveis para a correção.
Segundo Swami Sivasubramanian, vice-presidente de IA agente da AWS, à CNBC, quando o funcionário responsável começa a trabalhar no caso, já tem um relatório de incidente com informações suficientes para chegar à solução.
Tecnologia já está sendo testada
O anúncio aconteceu na semana do evento Reinvent da AWS, que começa em Las Vegas nesta terça-feira.
A empresa informou que os clientes interessados já podem se inscrever para testar a ferramenta em uma versão prévia, antes que a AWS comece a cobrar pelo serviço.
Algumas instituições já começaram a testar o DevOps Agent. O Commonwealth Bank of Australia é um deles. A Amazon revelou que, em menos de 15 minutos em operação, o software encontrou a causa de um problema que levaria horas para um engenheiro experiente detectar.
A iniciativa não é exatamente nova. O Azure, serviço em nuvem da Microsoft (principal rival da Amazon no setor de nuvem), já tem uma ferramenta de detecção de erros desde maio.
Veja uma demonstração:
Leia mais:
- 7 dicas para usar serviços em nuvem da maneira mais eficiente
- AWS e Cloudflare: por que apagões na internet global estão mais comuns?
- Apagão da AWS: internet está “à mercê” de poucas empresas, dizem especialistas
Apagão na AWS deixou internet fora do ar
- O lançamento do DevOps Agent vem pouco mais de um mês após o apagão na AWS, no final de outubro;
- Na ocasião, uma falha técnica nos serviços da empresa derrubou servidores e deixou parte da internet global instável – ou até fora do ar – durante todo o dia;
- No pico do incidente, mais de 6,5 milhões de usuários em diferentes países relataram falhas de acesso. Plataformas como Alexa, Zoom, Duolingo, Snapchat, Fortnite, Mercado Livre e Prime Video passaram por instabilidades;
- Especialistas alertaram sobre a concentração de serviços de internet nas mãos de poucos provedores.
O post Fim dos apagões? Amazon lança ferramenta de IA que detecta causa das interrupções apareceu primeiro em Olhar Digital.