Lançada no dia 13 de novembro pela Netflix, Até o Último Samurai é a mais nova adaptação de um mangá a chegar ao catálogo do streaming. Mostrando uma situação fictícia dentro de um contexto histórico real, a obra acompanha um grande torneio que só pode acontecer devido a uma grande tragédia social.
No ano 1878, os samurais que restam no Japão estão arrasados após portar uma espada se tornar proibido e a classe perder seu poder político. Nesse contexto, acompanhamos o protagonista Shujiro Saga (Junichi Okada) conforme ele entra no Kodoku — uma competição que promete um grande prêmio, mas da qual somente uma pessoa vai sair viva.
O que acontece em Até o Último Samurai?
Assim como acontece em outras produções do estilo “Battle Royale”, Até o Último Samurai é marcado por várias batalhas e mortes. Os seis capítulos lançados pela Netflix também trazem uma dose generosa de traições — que são estimuladas pela própria natureza mortal do Kodoku.
- Dentro desse contexto, Shujiro desenvolve uma grande rivalidade com Bukotsu, um samurai conhecido pela brutalidade;
- Ele tem uma história anterior com o protagonista, que envolve uma batalha da qual saiu derrotado;
- Assim, sua perseguição a Shujiro é justificada por um desejo cego de vingança, que leva Bukotsu a matar inocentes;
- O rival do protagonista é ajudado por Kawaki, o superintendente-geral da polícia japonesa;
- Ele é o principal responsável pela organização do Kodoku e pode ser considerado o vilão da trama.
Durante os seis episódios, Shujiro se une a figuras como Futaba, Kyojin e Iroha como uma forma de garantir sua sobrevivência e proteger sua família. Mesmo todos sabendo que somente uma pessoa vai sair viva do torneio, eles preferem trabalhar temporariamente juntos como forma de aumentar suas chances de sobrevivência.
Qual é o plano de Kawaji?
Como um membro do governo japonês, Kawaji age contra os desígnios de seus colegas para organizar o Kodoku. Ele é o responsável por selecionar os 292 lutadores que participam da competição mortal que acontece ao redor do país, oferecendo 100 bilhões de ienes para o grande vencedor.
Ele conta com apoio de quatro grandes empresários, que consideram a competição como uma diversão sangrenta. No entanto, o superintendente-geral da polícia vê tudo como uma oportunidade de acabar de vez com a classe dos samurais, que provocou diversas revoltas contra o governo em anos recentes.
Isso o leva a confrontos diretos com diversos de seus colegas, que acreditam que há uma solução pacífica para o conflito. Kawaji, no entanto, decide que somente seus métodos são corretos e mata o Ministro do Interior Okada como forma de substituí-lo em suas funções.
Como termina Até o Último Samurai?
A grande batalha entre Shujiro e Bukotsu é o ponto alto da temporada inicial de Até o Último Samurai, que termina antes de o torneio chegar ao final. Nos momentos finais, o público é apresentado a muitas informações que vão dar o tom do próximo arco: entre eles está a revelação de que o estrategista Kyojin é na verdade um traidor.
Ele é o responsável por guiar Gentosai para que ele persiga e tente matar o protagonista da história e seus companheiros. O velho samurai era um membro da escola onde Shujiro aprendeu suas habilidades e tem como principal objetivo eliminar todos aqueles que fugiram de uma competição interna semelhante ao Kodoku — o que é o caso do personagem principal.
O final de Até o Último Samurai serve para provar que Kyojin é uma figura perigosa e que, agora com mais poder, Kawaji deve ser uma ameaça maior aos samurais. Tudo deve se resolver na cidade de Tóquio, que vai virar o palco para novas reviravoltas e para a etapa final do torneio.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!